Governo realiza aula inaugural do Programa ‘Novo Amapá Jovem’, em Santana
Mais de 700 jovens e familiares prestigiaram o início do projeto, no segundo maior município do estado
O Governo do Amapá realizou, na sexta-feira, 5, a aula inaugural do Programa Novo Amapá Jovem para os beneficiários de Santana. O evento ocorreu na quadra da Escola Estadual Augusto Antunes e contou com a presença de cerca de 700 pessoas, entre jovens e familiares.
Estiveram presentes a equipe técnica da Secretaria Extraordinária de Políticas para a Juventude (Sejuv), o representante da Secretaria de Assistência, Gilmar Santiago, e os monitores do programa. A secretária Estadual da Juventude, Priscila Magno, explicou as fases do programa e anunciou que um calendário de atividades culturais será lançado no final do mês.
“Esse é o início das atividades do Novo Amapá Jovem. Estamos aqui para receber e dar boas-vindas a esses jovens. Desde o dia 1º de julho, eles passaram a fazer parte do programa e serão direcionados, a partir de hoje, para atividades que vão desde a qualificação profissional até o calendário de cultura”, explicou a secretária da Juventude, Priscila Magno.
Dentre os beneficiários estava a jovem Ana Clara, de 18 anos, que passou no processo seletivo para candidatos com deficiência. Acompanhada pela mãe, ela expressou sua satisfação em fazer parte do programa.
“Estou feliz e dedico essa conquista aos meus pais, que me incentivam muito. Um dia ainda pretendo cursar medicina”, comentou Ana.
Durante o processo seletivo, foram reservadas 5% das vagas para candidatos com deficiência, autodeclarados LGBTQIAP+, indígenas, quilombolas, pardos e negros. A mãe de Ana Clara, a dona de casa, Vanderleia Gonçalves das Neves, de 49 anos, falou sobre a conquista da filha.
“Achei uma grande oportunidade, principalmente para minha filha, que tem deficiência e vive dentro de casa. Agora, com o programa, ela poderá interagir com outras pessoas. Graças a Deus, ela foi aprovada”, comentou Vanderleia, emocionada.
Outro jovem que passou no processo seletivo para estagiário foi Agnaldo de Oliveira Quaresma, de 17 anos, morador do bairro Remédios Dois.
“Para mim, é muito gratificante, porque consegui passar entre 46 mil pessoas. Agora vou ter a chance de crescer no lugar onde vou estagiar e conquistar tudo que quero na minha vida. Recomendo que outros jovens foquem no progresso para evoluir na vida,” destacou Quaresma.
Cerca de 40 monitores também participam do programa, em Santana. Após o processo seletivo e treinamento na Sejuv, eles iniciaram suas atividades já na recepção aos beneficiários.
A monitora, Valéria Batista Borges, de 25 anos, destacou a importância da oportunidade.
“Soube do processo através das redes sociais. Esse novo programa traz muitas oportunidades para todos esses jovens. Estou aqui na aula inaugural aproveitando esse momento”, ressaltou Valéria.
No final da aula, o público presente teve a oportunidade de esclarecer dúvidas com a equipe técnica da Sejuv. Esse momento foi essencial para garantir que todos os beneficiários compreendessem o funcionamento e os benefícios do programa.
A próxima aula inaugural está prevista para acontecer em Macapá, com 5 turmas de beneficiários. O Governo do Amapá continua empenhado em expandir o programa para alcançar mais jovens, proporcionando novas oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional.
Deixe seu comentário
Publicidade