Cidades

Governo realiza treinamento de profissionais do Samu para operações aeromédicas

Médicos e enfermeiros receberam instruções teóricas e práticas do Grupo Tático Aéreo (GTA)


 

Para garantir uma assistência integral e segura a pacientes que precisam de deslocamento aéreo para atendimento em unidades hospitalares na capital, o Governo do Amapá realizou na segunda-feira, 30, um treinamento aeromédico para os profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

 

A parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), possibilitou que médicos e enfermeiros fossem para dentro do hangar do Grupo Tático Aéreo (GTA) receber orientações gerais para atuar em emergências, oferecendo cuidados médicos aos pacientes durante transporte aéreo.

“Esse é um momento muito importante para as duas equipes, pois é uma troca de experiências sobre esse perfil de atendimento, que é um serviço de suma importância para pacientes de outros municípios. Então, é um momento de valorizarmos esse contato, aproveitar essa troca de informação e capacitar o máximo possível as duas equipes para chegar em áreas com suporte aéreo”, afirmou o médico Faedy Pinheiro.

 

Entre os pontos abordados na capacitação, estão a familiarização com o modelo de aeronave e saídas de emergência, uso adequado do cinto de segurança e dispositivos de amarração, comunicação eficaz com a tripulação e processos de embarque e desembarque de pacientes, além dos aspectos fisiológicos do voo e uso de oxigênio em altitudes elevadas.

 

“É uma honra receber essa equipe do Samu para, em conjunto, aprimorarmos nossos atendimentos com a utilização das aeronaves de asa fixa e de asa rotativa, como o helicóptero. O treinamento visa capacitar esses profissionais para atuarem no resgate humanitário, nos mais longínquos municípios do estado do Amapá, para atender da melhor forma possível comunidades que estão mais afastadas e que necessitam do auxílio das instituições públicas” explicou o major do GTA, Jean Silva.

 

O treinamento também abordou procedimentos normais e de emergência, incluindo evacuação e localização de equipamentos de segurança e sobrevivência. Segundo o diretor do Samu, Donato Farias, o investimento na capacitação dos profissionais é fundamental para garantir a segurança e a qualidade do atendimento aos cidadãos.

 

“Essa iniciativa representa um passo importante na implementação do serviço aeromédico no Amapá, que busca oferecer um atendimento mais ágil e eficiente, especialmente em regiões de difícil acesso do nosso estado”, finalizou Farias.

 

 


Deixe seu comentário


Publicidade