Governo recebe beneficiários do Novo Amapá Jovem em Vitória do Jari
Ao todo, 200 estudantes do município participam do programa, que leva qualificação profissional e incentiva a permanência nas escolas
O Governo do Estado realizou nesta sexta-feira, 12, em Vitória do Jari, a cerimônia de recepção dos beneficiários do Novo Amapá Jovem. Diversos estudantes acompanhados por familiares receberam boas-vindas na quadra da Escola Francisca de Freitas Araújo, além de esclarecer dúvidas sobre o novo formato do programa.
A iniciativa é coordenada pela Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para a Juventude (Sejuv). O Novo Amapá Jovem oferece um importantes oportunidades para ingressantes do programa, pois leva qualificação profissional e contribui, por meio do trabalho social, para a permanência dos estudantes nas escolas.
“Sentimos a emoção dos participantes, pois acreditamos que eles entendem as novas e grandes oportunidades com o Novo Amapá Jovem, que valoriza e aplica políticas públicas eficientes para o segmento. Reforçamos também que a cerimônia de recepção ocorrerá em todos em 16 municípios do estado”, ressaltou a secretária de Políticas Públicas para a Juventude, Priscila Magno.
O Novo Amapá Jovem passou por uma reformulação, e agora conta com os eixos Escola, Universitário, Campo, Estagiário, Cidadão e Protagonista. Para o secretário adjunto de Educação Municipal de Vitória do Jari, Ezaias Evangelista, é uma oportunidade única para os alunos pensarem em seu futuro e ingressarem no mercado de trabalho.
“Com o programa, nossos estudantes ganham uma oportunidade de profissionalização, garantindo uma visão inicial do mercado de trabalho. Além disso, eles podem crescer como pessoas honestas e repletos de valores essenciais. Parabenizamos o Governo do Amapá e todos os envolvidos nessa tarefa que fundamenta a educação do nosso município”, destacou Evangelista.
Pensando no futuro, a estudante do 9º ano e bolsista do Novo Amapá Jovem, Emilly Marcela, de 16 anos, dedicou a conquista para sua mãe e também reforçou a importância do momento.
“Minha mãe sempre me incentivou e acreditou em meu potencial. Meu sonho é ser médica, e tenho certeza que o programa vai ajudar bastante na minha carreira, pois agrega no meu desempenho e motiva para novas conquistas”, afirmou Emilly.
O universitário e bolsista Gabriel Pantoja, de 20 anos, tentou ingressar no Novo Amapá Jovem em outras oportunidades, sem sucesso. Este ano, o jovem conseguiu realizar sua meta e pretende investir em seus sonhos.
“O auxilio que vou receber vai me ajudar bastante, pois vou poder contribuir com minha família e também pagar despesas da vida de acadêmico. É um passo a mais para trilhar novos e importantes caminhos”, frisou Pantoja.
Novo Amapá Jovem
O processo seletivo foi realizado durante os meses de abril e maio. Por meio dos editais, os beneficiários receberão bolsas que variam de R$ 250,00 a R$ 1,4 mil, a depender da categoria de inserção. As próximas cerimônias de recepção acontecem em Porto Grande, Ferreira Gomes, Laranjal do Jari, Serra do Navio, Calçoene, Cutias, Oiapoque, Distrito do Pacuí e Arquipélago do Bailique.
Deixe seu comentário
Publicidade