Governo vai impulsionar negócios na fronteira com a Guiana Francesa durante a 53ª Expofeira do Amapá
Iniciativa vai auxiliar empresários e investidores dos dois lados da fronteira sobre as possibilidades de cooperação
Para impulsionar o desenvolvimento econômico e a cooperação transfronteiriça entre o Amapá e a Guiana Francesa, o Governo do Estado intensifica os esforços para fortalecer este intercâmbio durante a 53ª Expofeira do Amapá. A programação, que será de 29 de agosto a 8 de setembro, vai oportunizar 11 dias de negócios e de troca de experiências, além de evidenciar a riqueza cultural e gastronômica do departamento francês.
Entre as ações planejadas pela Secretaria de Relações Internacionais e Comércio Exterior, está a organização de um seminário com empreendedores do Amapá e da Guiana Francesa. A iniciativa vai auxiliar empresários e investidores dos dois lados da fronteira sobre as possibilidades de cooperação. Está previsto ainda, a visita, pela primeira vez no estado, de uma equipe do consulado de Suriname.
“Nossas atividades pensadas para a Expofeira são todas no sentido de fortalecer as nossas relações facilitando a troca de conhecimento e a construção de parcerias estratégicas eficientes que auxiliem na formulação de políticas públicas que tragam mais desenvolvimento social e econômico para o nosso Estado”, destacou o secretário de Relações Internacionais e Comércio Exterior, Fabrício Penafort.
A cooperação entre Amapá e Guiana Francesa é uma política do Governo do Estado que vem sendo fortalecida por meio de várias ações, entre elas, a realização da 13ª Comissão Mista Transfronteiriça, sediada em junho, em Macapá, e o Conselho do Rio Oiapoque.
Guiana na Expofeira
No ano passado, a empreendedora guianense Drupa Angénieux participou da 52ª edição da Expofeira do Amapá. Atuando na produção artesanal de chocolate há duas décadas, ela agradou o público com a qualidade do cacau provenientes do Peru. É o berço do renomado chocolate Theobroma, cujo processo de fabricação, ela domina desde a fermentação até a confecção dos tabletes.
O Governo do Estado também promoveu o encontro “Oportunidades de Negócios na Guiana Francesa”, para orientar empreendedores amapaenses a ultrapassarem as fronteiras entre Brasil e França e expandirem seus negócios rumo ao departamento ultramarino francês, que reúne quase 300 mil habitantes. O momento também contou com representantes do governo francês para debater sobre estratégias que fortaleçam as parcerias econômicas bilaterais.
Deixe seu comentário
Publicidade