HCAL reduz tempo de espera para marcação de consultas
O agendamento para especialidades consideradas leves, como nutrição e psicologia, é oferecido diariamente. Outras mais específicas, como neuropediatria, são estudadas e tratadas como prioridade e ofertadas em dias específicos da semana, além de oftalmologia e ortopedia, duas vezes por semana. “Temos o cuidado de fazer o agendamento da consulta para até 30 dias, sem ultrapassar esse tempo
A nova dinâmica de funcionamento do Serviço de Atendimento Médico e Estatístico (Same) do Hospital das Clínicas Alberto Lima (HCAL) tem conseguido atingir o objetivo de diminuir o tempo de espera para a marcação de atendimento aos pacientes.
O agendamento para especialidades consideradas leves, como nutrição e psicologia, é oferecido diariamente. Outras mais específicas, como neuropediatria, são estudadas e tratadas como prioridade e ofertadas em dias específicos da semana, além de oftalmologia e ortopedia, duas vezes por semana. “Temos o cuidado de fazer o agendamento da consulta para até 30 dias, sem ultrapassar esse tempo. Nosso atendimento começa às cinco e meia da manhã”, explica Dorismene Mendes, responsável pelo setor.
A direção do HCAL está verificando a possibilidade para abrir outras agendas e ampliar o atendimento, principalmente, das especialidades de maior demanda. O Same oferece 27 especialidades médicas, além de nutricionista e psicólogo. A média é de 800 atendimentos por dia. Em 2015, o setor contabilizou 93.225 agendamentos.
Pacientes do interior
Paciente do interior do Estado também recebe atenção especial no Same. Segundo Dorismene Mendes, cada município tem um representante responsável por repassar as demandas ao HCAL. O paciente só se desloca para a capital quando a consulta já está agendada. “Temos um trabalho específico para cada município. Assim, o paciente do interior já vem para a capital sabendo a data da consulta. Com isso, o tempo de viagem é menor, pois muitos não têm onde ficar em Macapá”, informa.
Deixe seu comentário
Publicidade