Cidades

Hemoap terá campanha voltada ao Dia da Mobilização Pró-Saúde da População Negra

A captação de sangue que o Hemoap necessita para atender a demanda é de, aproximadamente, 100 doações por dia


s movimentos sociais negros realizam no dia 27 de outubro, uma campanha voluntária de sangue, com o apoio do Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap). Na manhã desta sexta-feira, 7, foram definidos os preparativos da ação.

A iniciativa partiu do Comitê Técnico da Saúde da População Negra, em virtude do dia 27 ser o Dia da Mobilização Pró-Saúde da População Negra. A ideia é que os representantes dos movimentos mobilizem o maior número de pessoas para celebrar a data com um ato solidário.

“É uma proposta que está na Política Nacional da Saúde da População Negra. Queremos fortalecer essa data com uma grande campanha solidária envolvimentos todos os seguimentos da população negra, sejam os religiosos, da capoeira, de mulheres, quilombolas, os culturais, todos para esse ato que ajuda a salvar vidas”, explicou Pedro Alencar, presidente do comitê técnico da Saúde da População Negra.

A captação de sangue que o Hemoap necessita para atender a demanda é de, aproximadamente, 100 doações por dia. O estoque tem que se manter na média para atender as situações de emergências solicitadas pelos hospitais.

Para o diretor do Instituto, Sávio Guerreiro, esse tipo de ação ajuda muito no aumento do estoque. “O nosso estoque de disponibilidade aumenta e é bom para atendermos as situações de emergência. Em particular a saúde da população negra, ter as tipagens sanguíneas é importante em relação à doença falciforme, que é acompanhada pelo Hemoap. Os pacientes falciformes precisam de trocas sanguíneas recorrentes”, ressaltou.

Quem pode doar
Toda pessoa saudável, com mais de 50 kg, entre 16 e 69 anos, pode doar sangue. Menores de 18 com autorização dos responsáveis e maiores de 70 se forem doadores assíduos. O doador precisa estar descansado e alimentado.

Antes de doar, a pessoa passa pela triagem clínica, onde é feito um questionário sobre a saúde e a vida para tentar identificar todo o fator que o deixa inapto temporariamente.
Pessoas com febre, gripe ou resfriado não podem doar por um período, assim como grávidas e mulheres no pós-parto. Homens podem doar sangue até quatro vezes por ano, e mulheres até três. Já as plaquetas podem ser doadas até 24 vezes por ano.


Deixe seu comentário


Publicidade