Cidades

Hospital Universitário inicia cirurgias por vídeo

Tecnologia pioneira no Amapá permite procedimentos menos invasivos, riscos reduzidos e recuperação mais rápida para pacientes


 

O Hospital Universitário da Universidade Federal do Amapá (HU-Unifap), vinculado à Rede Ebserh, deu início ao seu serviço de cirurgias por vídeo. Esse avanço tecnológico é um marco significativo para o estado do Amapá, trazendo inúmeros benefícios tanto para cirurgiões quanto para pacientes.

 

As cirurgias por vídeo, também conhecidas como videolaparoscopias, permitem procedimentos minimamente invasivos, resultando em menores incisões, menos dor pós-operatória e tempo de recuperação mais rápido. Para os cirurgiões, a técnica oferece maior precisão e uma visão ampliada das áreas operadas, aumentando a segurança e a eficácia dos procedimentos. Já os pacientes se beneficiam com internações mais curtas, reduzindo os riscos de infecções hospitalares e proporcionando um retorno mais rápido às suas atividades cotidianas.

 

A implantação desse serviço no HU-Unifap reforça o compromisso do hospital com a inovação e a excelência no atendimento, garantindo melhores resultados clínicos e maior conforto para a comunidade atendida.

 

A primeira cirurgiã do hospital, Thamiris Cunha Pieroni, explica que, na videocirurgia, ao invés do corte clássico no abdômen, são utilizados três ou quatro pequenas incisões de até 1 cm. Através desses “furinhos”, pinças e câmeras são inseridas para operar as estruturas dentro da cavidade abdominal.

 

Os benefícios para os pacientes são significativos. “O paciente tem menor chance de complicações de ferida operatória, como hematoma, infecção, seroma (acúmulo de líquido no local da cirurgia), abertura de pontos e hérnia. Além disso, o tempo de recuperação é menor, o que possibilita que o paciente retorne às suas atividades laborais mais precocemente”, destaca Pieroni.

 

O HU-Unifap já iniciou as cirurgias de retirada de vesícula biliar por vídeo, e a expectativa é que, a médio prazo, todas as cirurgias de vesícula no hospital sejam realizadas por videolaparoscopia. “Esse talvez seja meu maior objetivo dentro do nosso hospital”, afirma a cirurgiã.

 

Thamiris Cunha Pieroni ressalta ainda o pioneirismo do HU-Unifap: “Somos o primeiro hospital público do estado a ofertar esse serviço via institucional para nossa população. No Hospital de Clínicas Dr. Alberto Lima (HCAL) e Hospital de Emergências Oswaldo Cruz (HE), alguns cirurgiões se mobilizaram e adquiriram os materiais necessários há alguns anos, mas, infelizmente, a videocirurgia ainda não conseguia acontecer de maneira natural e democrática. O HU-Unifap vem fazer história e modificar o curso da saúde pública dos pacientes cirúrgicos do Estado do Amapá.”

 


Deixe seu comentário


Publicidade