Cidades

HU-Unifap inaugura Unidade de Reabilitação Multiprofissional

Espaço ambulatorial promove abordagem interdisciplinar, além de desenvolver ensino, pesquisa e extensão através do atendimento a usuários do SUS


 

A Unidade de Reabilitação Multiprofissional (Umulti) do Hospital Universitário da Universidade Federal do Amapá (HU-Unifap), vinculado à Rede Ebserh, é um espaço de atendimento multidisciplinar com a finalidade de garantir assistência ambulatorial. Ele atende pacientes do próprio HU e pacientes encaminhados via regulação de outros hospitais, como o Hospital de Clínicas Dr. Alberto Lima (HCAL), Hospital de Emergência Oswaldo Cruz (HE) e das Unidades Básicas de Saúde (UBS), entre outros, desde que se enquadrem em um perfil de reabilitação de média e alta complexidade. Suas atividades foram iniciadas no dia 15 de agosto com atendimento de pacientes encaminhados através das ligas acadêmicas. A partir do dia 29 de setembro, passou a receber pacientes encaminhados da Central de Regulação do Estado do Amapá.

 

O enfermeiro Alan Cássio Coutinho, Chefe da Unidade Multiprofissional, reforça a importância da atuação dos profissionais de várias categorias, como fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, terapeuta ocupacional, psicólogo e assistente social. “A nossa intenção é garantir a interdisciplinaridade, através da discussão multidisciplinar entre as diversas categoriais profissionais atuantes na unidade, buscando a melhor conduta para esses pacientes. A atuação da equipe multiprofissional é de forma conjunta e a tomada de decisão sempre partilhada, garantindo uma assistência integral, que é um dos princípios norteadores do Sistema Único de Saúde (SUS)”.

 

 

Alan também destacou o perfil de atendimento da unidade: “Inicialmente estamos atendendo pacientes Reumatológicos, Traumatológicos e Ortopédicos. No decorrer da abertura de novas fases do Hospital Universitário, teremos ampliação dos atendimentos para pacientes pediátricos, cirúrgicos e neurológicos egressos do próprio hospital universitário ou encaminhados de outros serviços via regulação”.

 

O acesso para atendimento na Unidade de Reabilitação Multiprofissional acontece por três vias. A primeira, quando o paciente é encaminhado a partir do ambulatório de especialidades médicas do próprio Hospital Universitário. A segunda  via ocorre através do encaminhamento de pacientes internados no HU para reabilitação no pós-alta. A terceira é por meio da regulação, geralmente pacientes egressos dos hospitais HCAL, HE e UBSs.

 

Ensino, pesquisa e extensão na Umulti

A Unidade de Reabilitação Multiprofissional do HU-Unifap traz um diferencial importante das demais unidades de saúde: “é um espaço que garante a tríade dos hospitais universitários, o ensino, a pesquisa e a extensão. Como exemplo de projetos de extensão temos duas ligas acadêmicas: uma voltada para a traumato-ortopedia (Lafort) e uma liga voltada para a neurologia (Lafnap), aproveitando o espaço e os recursos tecnológicos da unidade para melhor atender a comunidade”.

 


Deixe seu comentário


Publicidade