Cidades

HU-Unifap oferta atendimento multidisciplinar especializado em Dor Lombar

Os pacientes do SUS recebem orientações e exercícios, visando a redução da dor e melhoria da qualidade de vida


 

O Hospital Universitário da Universidade Federal do Amapá (HU-Unifap), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), por meio do Serviço de Reabilitação, está desenvolvendo o projeto ReabilitaDOR. A iniciativa visa atender pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) com dor crônica, com ênfase inicial em dor lombar crônica inespecífica. Para o fisioterapeuta, Roger Andrey Jardim a dor lombar crônica inespecífica “é a dor na região lombar que persiste por mais de 12 semanas e não possui uma causa claramente identificável em exames de imagem ou testes laboratoriais, uma condição de origem multifatorial, envolvendo uma interação complexa entre fatores biológicos, psicológicos e sociais”.

 

O projeto ReabilitaDOR tem por finalidade, uma abordagem multidisciplinar, integrando diferentes áreas da saúde para promover a educação sobre neurociência da dor. Além disso, disponibiliza estratégias de manejo que auxiliem os pacientes a lidarem melhor com sua condição.

 

A inclusão no projeto é feita por meio da seleção de paciente regulados (encaminhados) para a reabilitação física no HU-Unifap. “Os pacientes são selecionados com base em critérios clínicos definidos, que envolvem uma anamnese detalhada, exame físico e avaliação de exames complementares. Esse processo assegura que os participantes atendam aos critérios necessários para o grupo, e que o tratamento oferecido seja adequado para a condição apresentada”, explicou o fisioterapeuta.

 

O ReabilitaDOR é permanente e acontece no Serviço de Reabilitação do Hospital, que oferece um programa de atendimento de seis semanas, realizando encontros semanais nas sextas-feiras. Cada grupo é formado por dez pacientes, que participam de sessões que combinam educação e atividades terapêuticas, promovendo a reabilitação e o bem-estar.

 

A equipe assistencial é composta por profissionais das áreas de Fisioterapia, Psicologia, Terapia Ocupacional, Nutrição e Enfermagem. Eles trabalham de forma integrada, oferecendo uma abordagem completa e abrangente para o controle da dor crônica. O projeto também promove a adoção de um estilo de vida saudável, essencial para a melhoria do bem-estar e para a gestão da dor de maneira mais eficaz.

 

O paciente Alex Melo, 36 anos, atendido pelo projeto destaca a importância do trabalho realizado no hospital. “O atendimento é muito bom mesmo, as pessoas são muito atenciosas com a gente. Espero ficar curado das dores que sinto na coluna e sugiro que os encontros ocorram mais vezes na semana”, elencou.

 

“Com a experiência de uma equipe qualificada e um atendimento em grupo, o ReabilitaDOR destina-se a fornecer aos pacientes as ferramentas necessárias para melhorar a sua qualidade de vida e lidar de forma mais eficaz com a dor”, concluiu  Roger Andrey Jardim.

 


Deixe seu comentário


Publicidade