Cidades

HU-Unifap se prepara para implementar primeiro ambulatório trans do estado

No primeiro momento, é garantido apenas atendimento com endocrinologista e exames laboratoriais e de imagem


 

Foi iniciado quinta-feira, 7, para encerrar nesta sexta, 8, no Hospital Universitário (HU), o serviço inicial para implementação do primeiro Ambulatório de Saúde Trans do estado do Amapá. Neste primeiro momento, ocorre apenas atendimento de com endocrinologista e exames laboratoriais e de imagem.

 

O treinamento para a implementação do ambulatório é realizado pela equipe multiprofissional do Hospital Universitário da Universidade Federal do Amapá (HU-Unifap/Ebserh). Após, a instituição passará a atender demandas de saúde da população transgênero, travesti e não-binárias incluindo hormonioterapia, mas não necessariamente relativas a quem pretende fazer cirurgias de redesignação sexual.

 

 

Segundo informado pela Assessoria de Imprensa do HU-Unifap/Ebserh, serão ofertados serviços de Projeto Terapêutico Singular, hormonioterapia (em pactuação com a rede de atenção à saúde), exames laboratoriais, exames de imagem, atendimento médico nas áreas de endocrinologia, urologia, ginecologia e atendimento multiprofissional nas áreas de psicologia, serviço social, enfermagem, farmácia, nutrição e fonoaudiologia.

 

No programa ‘LuizMeloEntrevista’ (Diário FM 90,9) de hoje, a enfermeira do HU-Unifap, Ezra Oliveira, informou que a equipe multiprofissional da instituição de saúde está sendo preparada para prestar um atendimento humanizado e digno, garantindo os direitos da população transgênero, travesti e não-binária.

 

 

Ezra informou que neste primeiro momento ocorre apenas os atendimentos com endocrinologista, exames laboratoriais e de imagem. “Os demais atendimentos ainda vão iniciar, mas sem data prevista, pois estamos capacitando a equipe, criando articulação com as redes de saúde disponíveis e iniciando comunicação com outros ambulatórios trans mais antigos no Brasil”, a explicou a profissional.

 


Deixe seu comentário


Publicidade