Cidades

“Iluminação natural é forte aliada na redução de consumo de energia”, ensina funcionária da CEA Equatorial

Executiva em comunidade da empresa concessionária do setor, em entrevista radiofônica, orienta população sobre como economizar energia elétrica, no Verão


 

Douglas Lima
Editor

 

A CEA Equatorial tomou a iniciativa de orientar a população sobre como economizar energia elétrica no período do Verão. Além de divulgar orientações em suas redes sociais, a concessionária do setor, através de sua executiva de comunidade, Geaneide Vilhena, deu dicas na manhã desta sexta-feira, 19, no programa LuizMeloEntrevista (Diário FM 90,9).

 

Geaneide começou dizendo que a intenção da empresa é orientar para que os clientes tenham garantia de consumo de energia mais eficiente, sem aumentar os custos da conta da luz. Resumindo, ela orientou que o ar-condicionado tem de ser utilizado com moderação, se possível, alternado com ventilador.

 

A executiva de comunidade observou na entrevista que no Amapá, em virtude da sensação de quentura ser constante no ano todo, a maioria dos cuidados deve ser tomada no período’. “A população precisa ficar atenta para não exagerar no consumo de energia com ventiladores, ar-condicionado e outros aparelhos ligados por tanto tempo”, ressaltou

 

Geaneide orientou que se deve evitar deixar eletrônicos na tomada, porque esse tipo de procedimento sempre consome energia, pouco, mas com diversos outros, na mesma situação, a conta aumenta muito. Para ela, o ar-condicionado é um dos vilões, pois é dos aparelhos que mais consomem energia.

 

 

“Por isso, aproveitando o mês mais quente do ano, é necessário usá-lo com moderação, alternando com o ventilador”, ensinou a funcionária da CEA Equatorial. “Quanto à geladeira, é importante verificar sempre se a borracha de vedação está em boas condições. Evite abrir e fechar a porta da geladeira muitas vezes durante o dia e não secar roupas, sapatos ou toalhas, atrás do aparelho”, emendou.

 

O chuveiro foi apontado por Geaneide Vilhena com outro item que geralmente consome muita energia elétrica. Então, é possível reduzir o tempo no banho, fechar a torneira enquanto estiver se ensaboando e, mesmo no inverno, utilizar o modo verão, que é mais econômico.

 

Sobre a televisão, a orientação da especialista é sempre desligar o aparelho, quando ninguém estiver assistindo; evitar dormir com a TV ligada, programando para desligar automaticamente, principalmente nas férias; com a criançada em casa a atenção deve ser redobrada.

 

A executiva de comunidade deu a dica de que a iluminação natural é forte aliada na redução de consumo de energia. “Evite ao máximo usar lâmpadas durante o dia, usufruindo do sol; manter as janelas abertas e até mesmo mudar móveis de lugar podem ajudar a deixar o ambiente ainda mais iluminado, evitando que se use a luz artificial”, orientou.

 

Geaneide confirmou que as lâmpadas de LED são mais econômicas. Segundo ela, uma das principais recomendações, em se tratando de economia de energia, é utilizar aparelhos eletrodomésticos que apresentam no selo Procel/Inmetro de economia de energia com a indicação ‘A’, que significa maior economia.

 

Concluindo a entrevista, a executiva registrou que para julho a bandeira amarela foi escolhida devido a condições menos favoráveis para a geração de energia no país. Com esse acionamento, as tarifas dos consumidores terão um acréscimo de R$ 1,885 a cada 100 kWh consumidos. Esse valor foi aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

 


Deixe seu comentário


Publicidade