A festividade em louvor a São Cristóvão, realizada no Amapá no período de 13 a 25 de julho, está na fase de peregrinação da imagem do santo padroeiro dos motoristas. Nesta terça-feira, 21, a imagem foi levada para a Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac), onde permaneceu até esta quarta-feira. Durante a cerimônia de boas-vindas, os fiéis comemoraram a redução de mortes no trânsito da capital amapaense.
A diretora-presidente da CTMac, Cristina Baddini, apresentou dados relacionados às mortes nas vias da cidade. De acordo com informações do Observatório do Trânsito, até o ano de 2012, Macapá era a capital brasileira que mais matava no trânsito. Já em 2014 a cidade amapaense foi considerada a terceira que menos mata.
“Essa redução tão grande e tão importante para a nossa população só foi possível com as grandes ações realizadas, como a revitalização de sinalização, instalação de novos semáforos em cruzamentos que já tiveram registros de mortes por acidente, implantação do monitoramento eletrônico e as incansáveis ações da equipe de arte-educadores da CTMac”, comemora Cristina Baddini.
As ações de fiscalização no transporte irregular também contribuíram para essa redução, já que boa parte dos acidentes registrados envolveram esse tipo de transporte. Somente no mês de julho, até o dia 20, a CTMac, em parceria com a Guarda Municipal, já tinha apreendido 42 motos e 50 carros de passeio realizando o transporte irregular de passageiros na capital. A diretora-presidente enfatizou que “melhor que um trânsito com grande fluidez, é um trânsito mais seguro e sem mortes”. Cristina agradeceu ao empenho de todos os participantes da festividade.
No sábado, 25, será celebrada missa campal na igreja Santa Cruz, em seguida, bênção dos carros e procissão com chegada na União Beneficente dos Motoristas do Amapá (Ubma). Em seguida será servido um almoço aos participantes.
Deixe seu comentário
Publicidade