Indígenas amapaenses são homenageados em festival que celebra união dos povos tradicionais
Manifestação aconteceu durante o primeiro dia da 12ª Noite de Sanpula, na sexta-feira, 26
Indígena amapaense que vivem às margens do rio Oiapoque foram homenageados no primeiro dia de programação da 12ª Noite de Sanpula, festividade que celebra a união dos povos tradicionais, realizado na sexta- feira, 26, no município de Awala-Yalimpo, na Guiana Francesa.
Essa é a primeira vez que os amapaenses participam do evento, que é uma das festas mais importantes da região, e que busca manter a cultura local, fortalecendo os costumes e a história centenária dos indígenas franceses.
A programação contou com venda de artesanato, peças confeccionadas pelas mãos habilidosas das indígenas de Awala-Yalimpo, e o tão esperado desfile com trajes típicos. Cada apresentação foi pensada e trabalhada com meses de antecedência.
O indígena amapaense, Edervan Forte, comemorou a oportunidade de conhecer alguns parentes que vivem na região, e poder fazer parte do evento. Ele agradeceu aos irmãos indígenas por valorizarem a cultura tradicional.
“Me sinto acolhido com a recepção dos familiares que não conhecia e sou grato por fazer parte da delegação do Amapá nessa linda festa. A 12ª Noite de Sanpula é um evento indígena que fortalece nossos costumes, é maravilhoso poder participar e ver que nossa cultura se perpetuar”, destacou Forte.
A secretária dos Povos Indígenas do Amapá, Sônia Jeanjacque, pontuou as políticas públicas e projetos implementados pelo Governo do Estado para os povos indígenas que vivem na Amazônia.
“Atualmente, nossas comunidades indígenas vive uma outra realidade. O Governo do Amapá, trabalha e reafirma o compromisso com esta população, garantindo direitos e a qualidade de vida dos povos, que incluem educação, assistência social e de saúde”, ressaltou Sônia.
A celebração contou com a presença de vários convidados, autoridades guianenses e do prefeito de Awala-Yalimpo, Jean Paul.
Deixe seu comentário
Publicidade