Inflação de abril será ‘bem inferior’, mas avanço não é sufici
O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, afirmou que avanços já são observados na política de combate à inflação
O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, afirmou que avanços já são observados na política de combate à inflação, mas ainda não são suficientes para garantir a convergência da inflação para o centro da meta, de 4,5%, até dezembro de 2016, como tem defendido a instituição.
“Já a partir deste mês de abril, deveremos observar a inflação mensal em patamar bem inferior ao registrado nos 3 primeiros meses do ano, quando ocorreu a concentração de realinhamento de preços administrados”, afirmou Tombini, durante participação, em São Paulo, de evento do Itaú BBA, braço de investimento do banco.
O presidente do BC destacou a melhora das expectativas de mercado para a inflação em 2016 e nos anos seguintes. “Certamente esses avanços estão embasados em vários fatores, em especial no compromisso firme da política monetária com a convergência e na eliminação de incertezas que pairavam sobre o realinhamento dos preços administrados”, disse. “Os avanços alcançados no combate à inflação, a exemplo de sinais favoráveis vindos de indicadores de expectativa de médio e longo prazo, contudo, ainda não se mostram suficientes”, ressaltou.
“Diante disso, faz-se necessário manter a política monetária vigilante. Só assim conseguiremos alcançar um dos pilares do regime de metas para inflação, que é ancorar expectativas e assegurar a convergência da inflação para a meta de 4,5% em dezembro de 2016, cujos benefícios deverão se estender para além do próximo ano”, completou.
Deixe seu comentário
Publicidade