Cidades

Iniciada construção de meios-fios das áreas de piquenique e pet do Complexo do Aturiá

O projeto, feito pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf), que também coordena os trabalhos, recebe emendas do senador Davi Alcolumbre


 

A obra do Governo do Estado que está transformando a orla do Aturiá, em Macapá, em um espaços turísticos de convívio, lazer e contemplação do Rio Amazonas, ganha força com o início de mais uma etapa, dessa vez, com a construção dos meios-fios do parque de piquenique e da área pet.

 

O Complexo do Aturiá, que fica no bairro Araxá, integra o Plano de Governo da gestão, que inclui a retomada de obras estruturantes para transformar a capital e impulsionar o desenvolvimento do estado. O projeto, feito pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf), que também coordena os trabalhos, recebe emendas do senador Davi Alcolumbre.

 

 

Em setembro, as equipes atuaram no coroamento do muro de arrimo, para reforçar a mureta de proteção, na construção de bancos de visitação e o calçamento em torno do muro. A etapa atual se concentra na finalização desses elementos e na estruturação dos meios-fios nos ambientes de recreação, que fazem parte da estrutura paisagística do novo espaço de visitação.

 

Com parte da drenagem concluída, as obras de urbanização e paisagismo avançam para a próxima etapa. O topógrafo, Jairo Viana, reforçou que os trabalhos seguem um cronograma que está sendo rigorosamente cumprido e que a partir da próxima fase, a composição de todo os espaços do complexo, começa a se formar.

 

 

“Os serviços de drenagem já foram realizados em uma área de mais de 200 metros de extensão. Quando finalizarmos essa parte, seguiremos com o calçamento e a estruturação das demais áreas como academia e estacionamento. Com esses meios-fios que estamos fazendo, a gente já consegue ir intercalando os espaços e a obra começa a ser desenhada”, detalhou Viana.

 

As atividades seguem em ritmo acelerado e são voltadas ainda para colocação de manilhas, alinhamento do eixo da rua principal, instalação das bocas de lobo e dos poços de visita, que integram a etapa de terraplanagem e drenagem pluvial. Já foi realizada também a substituição do solo mole prejudicado pela proximidade com o rio, com “colchões” de concreto e areia, para garantir mais resistência para as construções.

 

 

As obras no Complexo do Aturiá são parte de um conjunto de melhorias urbanísticas que visam transformar a área em um complexo turístico que além de valorizar o espaço público com elementos naturais e funcionais, integra os ambientes natural e urbano da cidade.

 


Deixe seu comentário


Publicidade