Cidades

Inorte executa projeto inédito de ajuda a autistas, em Santana

Programação iniciou sexta-feira, dia 3, e segue até neste domingo, 5; fazem parte de ações gratuitas avaliação multidisciplinar com terapeutas e fonoaudiólogos, entre outros


 

Douglas Lima
Editor

 

O Instituto de Gestão em Desenvolvimento Social e Urbano, Inorte, que inaugurou filial em Santana, lançou naquele município, nessa sexta-feira, 3, o Projeto TEApoio Amapá, com programação que vai até neste domingo, 5. A programação oferece apoio e diagnóstico gratuitos para crianças e adolescentes de 3 a 18 anos com suspeita de Transtorno do Espectro Autista (TEA).

 

 

“Essa é nossa primeira ação na área da saúde; até então atuamos na cultura e esporte, e então resolvemos expandir, desenvolvendo projetos de saúde. Vimos que na área do autismo ainda há muita necessidade”, explicou o empresário Irandir Ferreira, presidente da Inorte, em entrevista ao programa Togas e Becas (Diário FM 90,9) deste sábado, 4.

 

 

Irandir ainda explicou a origem do projeto, que veio para dar apoio a famílias com membros com suspeita de autismo, que sofriam principalmente com a espera de atendimento e diagnóstico do TEA. “Eles podem vir até nós, fazem o cadastro, a triagem, e depois se faz o atendimento e a emissão do diagnóstico”, informou.

 

 

O projeto proporciona avaliação multidisciplinar, incluindo médicos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos e neuropsicólogos, entre outros. O objetivo é auxiliar os pacientes na obtenção de laudos que possibilitem o acesso a programas e incentivos governamentais, além de promover a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida.

 

 

O presidente do Instituto de Gestão em Desenvolvimento Social e Urbano lembrou que na rede pública há mães e responsáveis na fila há três anos ou mais, para conseguirem o laudo que o Inorte consegue em apenas três dias. “Isso é possível porque fazemos com amor, querendo realmente mudar a vida dessas famílias”, confessou Irandir.

 


Deixe seu comentário


Publicidade