Cidades

‘Isso nos engrandece’, diz professor do ensino modular ao receber kit pedagógico do Governo do Amapá

Vanderlei Câmara, de 59 anos, atua em uma escola no distrito de São Joaquim do Pacuí. Quase 700 profissionais da educação foram beneficiados


 

O Governo do Amapá realizou a entrega de 699 kits pedagógicos para os profissionais da educação. A ação aconteceu na quinta-feira, 1º, e entre os contemplados está o professor de filosofia do ensino médio modular Vanderlei Câmara, de 59 anos.

 

Com 35 anos de magistério, a primeira vez que o profissional trabalhou no ensino modular foi em 1989. Há dois anos, ele retornou à modalidade, na Escola Estadual São Benedito do Pacuí, e frisou que a ação demonstra a valorização e reconhecimento do trabalho desempenhado.

 

 

“É gratificante saber que, simbolicamente, estamos juntos e empenhados no ofício de educar, algo extremamente necessário. A bolsa que recebemos é um símbolo do apoio que o Governo nos dá, isso passa uma segurança muito grande para passar tanto tempo longe da família. Esse momento nos engrandece, pois sabemos que temos respaldo”, declarou Câmara.

 

Esta é a segunda edição do Modular Mais, programa criado em 2023 para fortalecer o trabalho do professor no processo de ensino e aprendizagem. São quase 700 profissionais que vão levar material escolar para todo o Amapá, possibilitando o desenvolvimento de atividades interessante para o aluno.

 

A secretária adjunta de Políticas Educacionais da Secretária de Estado da Educação (Seed), Antonia Andrade, destacou que se o professor não tiver material, o ensino perde a qualidade.

 

 

“É uma determinação do governador Clécio Luís, que a Seed providencie condições dignas para que os professores do ensino modular desenvolvam suas atividades. Esses profissionais se afastam de suas casas e passam 50 dias distantes. Sabemos que precisamos avançar mais, mas estamos dando um passo de cada vez”, ressaltou Antonia.

 

A terceira edição do Modular Mais, que acontecerá no início do ano letivo de 2025, trará ainda mais proximidade com o profissional que desempenha o trabalho educacional.

 

 

“Produzimos um formulário online que será utilizado no início do próximo ano. Ele será enviado para cada profissional da modalidade, e nele, além dos itens que já entregamos, haverá a possibilidade dos professores assinalarem que tipo de material é indispensável e mais útil. A educação precisa trabalhar com justiça, e nós acreditamos que a entrega do kit é justa, sobretudo para ser ofertada uma educação de qualidade”, finalizou a secretária adjunta.

 

Ensino Modular

O Sistema Organizacional de Ensino Modular atende 562 comunidades, em 15 municípios do Amapá. São 109 escolas entre ribeirinhas, do campo e das florestas que atendem mais de 6,8 mil alunos. Os estudantes têm aulas presenciais em quatro módulos, com 50 dias letivos cada, para desenvolver o conteúdo programático e as avaliações.

 

Ao fim de cada módulo, há três dias para recuperação, se necessitar. O Ensino Modular no Amapá possui 540 docentes e 12 pedagogos. O sistema é uma estratégia para garantir o acesso à educação às comunidades que são afastadas dos centros urbanos, como aldeias indígenas. Em um sistema de rodízio, todos os estudantes têm acesso aos conteúdos necessários.

 


Deixe seu comentário


Publicidade