Cidades

Janot apresenta candidatura para novo mandato à frente da PGR

Dilma deve escolher entre três nomes apresentados por associação



 

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, apresentou sua candidatura para exercer um novo mandato à frente do cargo, que chefia o Ministério Público Federal. O atual mandato de Janot termina em setembro, mas ele pode continuar por mais dois anos por indicação da presidente Dilma Rousseff e posterior aprovação pelo Senado.

Na manhã desta segunda, Janot se inscreveu para participar de votação interna entre membros da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) para escolher três indicados, que serão apresentados para a escolha de Dilma; após a indicação da presidente, o nome precisa ser aprovado por aos menos 41 dos 81 senadores, após sabatina na Comissão de Constituição e Justiça.
Além de Janot, se apresentaram para integrar a lista tríplice os subprocuradores-gerais da República Carlos Frederico Santos, Mario Bonsaglia e Raquel Dodge. Oriundo de Manaus e membro do MPF há 21 anos, Carlos Frederico já chefiou o órgão em Roraima e no Amazonas e presidiu a ANPR entre 1999 e 2003.

Natural de São Paulo, Bonsaglia integra o MPF desde 1991. Antes, exerceu o cargo de procurador do estado, cargo para o qual foi nomeado em 1985. Também foi diretor da ANPR entre 1999 e 2001. Raquel Dodge, por sua vez, com atuação na área criminal, foi coordenadora da 2ª Câmara de Coordenação e Revisão do MPF e ficou conhecida por denunciar 38 pessoas investigadas na Operação Caixa de Pandora.


Deixe seu comentário


Publicidade