José Carlos Araújo é eleito presidente do Conselho de Ética da
Colegiado é responsável por iniciar processo de cassação de deputados
O deputado José Carlos Araújo (PSD-BA) foi eleito presidente do Conselho de Ética da Câmara. Ele ocupará o cargo pelos próximos dois anos. Esta é a terceira vez que Araújo comandará o conselho. Ele recebeu 13 votos contra 8 do deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP).
O Conselho de Ética tem posição estratégica na Câmara, pois decide pela abertura de processos de investigação e, posteriormente, cassação de deputados. Nesta legislatura, especificamente, o conseho terá de decidir também pelos processos de parlamentares suspeitos de envolvimento no esquema de corrupção investigado na Operação Lava Jato.
Ao todo, o Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou a abertura de inquéritos para investigar 47 políticos e 2 operadores do esquema. Do total, 22 são deputados que foram eleitos no ano passado.
José Carlos Araújo disse se sentir “feliz” por voltar à presidência do conselho, mas afirmou que o alto número de parlamentares que serão investigados pelo Supremo será um “complicador”. Ele, no entanto, disse que o Conselho de Ética está “preparado”. Entre os políticos que STF autorizou a abertura de investigação estão do ex-deputado e atual vice-governador da Bahia, João Leão (PP) e o ex-deputado Vilson Covatti (PP-RS). Os filhos deles, deputados Cacá Leão (PP-BA) e Covatti Filho (PP-RS) integram o Conselho de Ética.
Deixe seu comentário
Publicidade