José Graziano é reeleito como diretor-geral da FAO
Brasileiro irá comandar órgão da ONU contra fome até julho de 2019
O brasileiro José Graziano da Silva foi reeleito como diretor-geral da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO, na sigla em inglês). Único candidato ao cargo, ele foi reconduzido com o voto de 177 dos 182 países presentes na 39ª conferência da entidade, em Roma.
Eleito pela primeira vez em junho de 2011, Graziano ficará no cargo por mais quatro anos, até julho de 2019. Na próxima segunda-feira (8), ele deve apresentar um relatório dos últimos dois anos à frente do órgão.
Agrônomo, professor e escritor, José Graziano foi ministro extraordinário de Segurança Alimentar e Combate à Fome enquanto a pasta existiu, entre 2003 e 2004, no primeiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva como presidente. Ele coordenou a elaboração do programa Fome Zero, dando também início à sua implementação.
Após a votação, Graziano fez um breve discurso de agradecimento pela reeleição. “Posso dizer que eu tentarei fazer o melhor nos próximos quatro anos, melhor do que já fiz. Há sempre oportunidades de melhorar. Conto com o apoio de vocês para isso. Obrigado”, disse aos representantes dos países membros.
Deixe seu comentário
Publicidade