Cidades

Judiciário do Amapá realiza Programa “Eu Existo – Registro Leg

Para presidiários



 

A Casa de Justiça e Cidadania, com apoio do Programa Pai Legal e da Rede Superfácil, deu início nessa sexta-feira, 27, no Complexo Penitenciário do Amapá, às ações do programa “Eu Existo- Registro Legal para o Preso”, no ano de 2015.

O programa levou serviços de cidadania para as internas da ala feminina do IAPEN, como por exemplo: emissão de carteiras de identidade e profissional; registro de nascimento, cartão do SUS; orientação de auxílio reclusão; além de outros documentos necessários para que as reeducandas possam ter seus direitos atendidos após a liberdade.

O Diretor do Iapen, Jefferson Dias, falou da importância da parceria entre a instituição e a Casa de Justiça e Cidadania na oferta de serviços para as internas. “Isso é uma meta do Departamento Penitenciário Nacional que visa garantir aos nossos internos que eles tenham toda a documentação que uma pessoa precisa para a vida livre. É de suma importância o Tribunal trazer para dentro da estrutura da penitenciária essa oportunidade”, ressaltou o diretor.

A presidente do Tribunal de Justiça, Desembargadora Sueli Pini, esteve na ação e conversou com as internas e os servidores que participaram da ação. Na oportunidade, visitou o berçário do instituto e afirmou que essas ações garantem a dignidade à vida dessas pessoas, sejam elas livres ou não. “Afinal, quem paga pelo seu erro, merece a oportunidade de ter uma vida melhor,” destacou a presidente.

A primeira ação da Justiça do Amapá em 2015 teve parceiros como a Politec, INSS, Ministério Público Estadual, Defensoria Pública; além da participação da socióloga Ângela Carvalho, que realizou uma atividade lúdica com as internas, contando histórias e proporcionando momento de lazer e entretenimento de forma dinâmica.


Deixe seu comentário


Publicidade