Cidades

Juizado da Infância e Juventude de Macapá realiza Curso Preparatório para Adoção

O curso acontece na Escola Judicial do Amapá (EJAP), e prossegue até esta sexta-feira (28)


 

No entendimento de que adotar é um ato de amor, esculpido na promoção dos Direitos Humanos, o Juizado da Infância e Juventude – Área Cível e Administrativa da Comarca de Macapá promoveu, na quinta-feira (27), o Curso de Preparação para Adoção. A formação tem como objetivo capacitar, informar e esclarecer sobre a adoção para os requerentes à habilitação e inscrição no Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA).

 

Para a Assistente Social do TJAP, Quézia Fonseca, que atua no Juizado e também é ministrante do curso, “a adoção é um momento de entrega”. O curso é apenas uma das etapas do processo de adoção e entre os tópicos tratados estão: aspectos legais, sociais e psicológicos do ato de adotar; os fundamentos do Sistema Nacional de Adoção; além de mitos e verdades sobre a adoção no Brasil.

 

 

“Esse momento é muito importante nesse processo de habilitação, porque as pessoas que estão interessadas em adotar uma criança, um adolescente, necessitam passar por essa preparação. Então, aqui é um espaço de troca de experiência, de conhecimento, de reflexão, de choros, de sonhos, de alegria. E é um momento que realizamos todo semestre, que se aguarda muito, uma expectativa muito boa, porque sempre é um espaço muito especial”, explicou à servidora.

 

Nesta capacitação participam 21 pessoas, entre elas, o casal Valdelina dos Santos de 59 anos e seu esposo Antônio Lobato. O curso é um requisito para que esses casais sejam habilitados com sentença favorável.

 

 

“Sim, eu conheci essa criança no abrigo, eu vi que ela é uma criança que precisa de uma família, do amor, um ótimo menino, tem seis anos e eu pego ele todo o final de semana. Já temos uma filha adotiva. Eu não sei nem explicar, é maravilhoso porque eu vou dizer assim, não tem diferença nenhuma dos filhos biológicos. Ele já chama de mãe para mim, pai para o meu esposo. Querido por toda família, eu já estou morrendo de saudade do meu Davizinho”, comemorou Valdelina que cumpre todos os passos para uma adoção legal.

 

O curso acontece na Escola Judicial do Amapá (EJAP), e prossegue até esta sexta-feira (28), e conta com uma equipe de instrutores multiprofissionais, entre eles advogado, assistente social, psicólogo e nutricionista.

 


Deixe seu comentário


Publicidade