A partir de segunda-feira, 10, o contribuinte poderá dar entrada no processo de abertura, alteração ou fechamento de empresa via online por meio da Junta Digital. A medida viabilizará a simplificação dos processos na Junta Comercial do Amapá (Jucap) e demais órgãos responsáveis pela abertura e licenciamento de empresas. Atualmente o processo de abertura de uma empresa demora em média 100 dias, com a Junta Digital o tempo reduzirá para no máximo duas horas. O objetivo é facilitar e automatizar os procedimentos para que os empresários possam regularizar-se.
Para iniciar o processo o usuário deverá acessar o portal www.empresafacil.ap.gov.br. O portal é autoexplicativo, também é possível fazer o acompanhamento de processos, emissão de documentos para pagamento de taxas, solicitação de alvarás, licenças e outros serviços.
Após o processo no site, o contribuinte deverá comparecer à Junta para entregar os documentos impressos necessários para protocolar. Nesta fase, os documentos serão digitalizados e disponibilizados para os demais órgãos responsáveis pelas autorizações de funcionamento da empresa. “Eles vão trazer o documento que será digitalizado e devolvido eletronicamente. O processo poderá ser acompanhado no portal através do número de protocolo que será gerado”, explicou o presidente da Jucap, Gilberto Laurindo.
Capacitação
Para a implantação da Junta Digital, os 20 funcionários ligados aos processos de empresas estão recebendo um treinamento que visa capacitá-los para gerir o portal Empresa Fácil. A palestrante, Simone Vieira, represente da empresa Vox Tecnologia, que desenvolveu o sistema, ressalta que é preciso que os usuários e funcionários entendam e conheçam a ferramenta disponibilizada: “É importante que as pessoas saibam o papel do seu trabalho que vai dar agilidade ao processo e orientem os usuários a utilizarem a ferramenta”.
Deixe seu comentário
Publicidade