Cidades

Laboratório paulista garante atendimento a portadores de hepatite C

Auxílio


Uma parceria entre o Centro de Referência em Doenças Tropicais (CRDT) e o laboratório Gillead, de São Paulo, garantiu de forma gratuita 44 exames de fígado para pacientes com hepatite tipo C. O aparelho que se assemelha a um ultrassom é de última geração e dá o diagnóstico preciso da saúde do fígado sem a necessidade de biópsia.

De acordo com a coordenadora do CRDT, Inês Ribeiro, 44 portadores da doença de todo o Estado foram convidados a fazer o exame de Elastografia Hepática Transitória. “O resultado é imediato e mostra o grau de comprometimento da saúde do fígado, permitindo o médico avaliar e monitorar a evolução de doenças independente de tratamento ou outros fatores”, explicou.

Ainda de acordo com Inês, o Estado apesar de não realizar ainda o exame, conseguiu economizar com o aparelho, evitando custos com biópsias. “Conseguimos fazer uma economia de recursos que seriam aplicados nos exames de biópsia. A máquina é muito simples e o resultado sai rápido, sem contar que é menos invasiva”, afirmou Ribeiro.

Em breve, o Elastografia Hepática será um dos procedimentos incorporado ao Sistema Único de Saúde (SUS), e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) poderá estudar a possibilidade de aquisição do equipamento.


Deixe seu comentário


Publicidade