Cidades

Lançado edital para fomentar crescimento de startups e empresas lideradas por mulheres

Programa incentiva a representatividade feminina no cenário empreendedor nacional


 

Nesta terça-feira, 16, o Governo do Amapá e a Financiadora de Estados e Projetos (Finep) realizaram o lançamento do edital local da 5ª edição do programa ‘Mulheres Inovadoras’, que visa incentivar a representatividade feminina no mercado de trabalho por meio da qualificação de projetos que promovam o desenvolvimento socioeconômico. As inscrições vão até o dia 5 de agosto.

 

Ao todo, serão selecionadas seis startups de cada região do país, somando 30 empresas, para oito semanas de aceleração com uma equipe de mentores e palestrantes das iniciativas pública e privada. Ao final, todas se apresentarão para uma Banca de Avaliação Regional.

 

 

Após a conclusão de todo o processo de mentoria, cada empreendimento receberá um prêmio de R$ 52 mil para investir no negócio. Para as startups que obtiverem melhor desempenho, o valor será de R$ 100 mil.

 

O analista do Departamento de Empreendedorismo e Investimento em Startups da Finep, Vinícius Galdino, ressaltou que o projeto busca contribuir para o aumento da representatividade feminina no cenário empreendedor nacional, além de incentivar, por meio da capacitação e do reconhecimento de empreendimentos, o incremento da competitividade brasileira.

 

 

“Um estudo da Associação Brasileira de Startups aponta que apenas 28% das startups nacionais são geridas por mulheres, mas acreditamos que esse setor deveria ser maior, e por isso, estamos estimulando cada vez mais programas como o ‘Mulheres Inovadoras’ para equilibrar os números com a participação masculina”, pontuou Galdino.

 

O secretário de Estado da Ciência e Tecnologia, Edivan Andrade, ressaltou que o programa é uma oportunidade para desenvolver os potenciais locais e garantir maior participação feminina na geração de emprego e renda.

 

“Nós temos uma riqueza natural incomparável no mundo, mas é necessário transformar isso em produtos, negócios ou serviços sustentáveis que promovam o desenvolvimento do estado. Para alcançar esse objetivo, apostamos muito em iniciativas que, além de incentivar o empreendedorismo, também possibilitem que a figura da mulher ocupe lugar de destaque no mercado empreendedor”, ressaltou Andrade.

 

Com a ideia de transformar o setor de construção civil, a CEO da YouCreator, Brenda Uliana, de 28 anos, está muito otimista para participar e alcançar as primeiras colocações da 5ª edição do programa Mulheres Inovadoras. A startup que ela gerencia desenvolve plataformas tecnológicas que simplificam e aceleram o processo de criação de projetos de edifícios.

 

 

“É muito gratificante ver essa iniciativa para mulheres que são sócias majoritárias. Participar deste edital vai ser fundamental para conseguir captar recursos e também para me capacitar, adquirir novos conhecimentos e seguir inovando no Amapá”, finalizou Brenda.

 

Amapá no topo

A 4ª edição do programa (Região Norte) foi vencida pela startup amapaense Ybirá Design da Amazônia, que conheceu e se capacitou para participar da iniciativa através do auxílio técnico do Governo do Estado.

 

 

“É uma grande oportunidade, porque você não acessa só um valor, mas tem todo o conhecimento adquirido por meio de mentorias coletivas e individuais. Agora, eu já estou na torcida para que o Amapá fique no topo do pódio mais uma vez”, destacou a CEO Founder da Ybirá, Alessandra Bezerra.

 

Ybirá Biodesign da Amazônia

Com base na inovação, sustentabilidade e consciência socioambiental, a startup familiar foi fundada em 2020 e produz móveis de madeira maciça sustentável com matéria-prima 100% certificada. Para produzir os móveis, a Ybirá Biodesign da Amazônia reaproveita árvores tombadas de forma natural e também resíduos de refugo gerados de empresas com áreas de manejo certificadas.

 

A empresa também é certificada com o Selo Amapá, uma política pública do Governo do Estado, que atesta a origem, fortalece as características da região, agrega valor social, econômico, ambiental e cultural aos produtos genuinamente amapaenses, que ganham força e competitividade no mercado, especialmente no comércio exterior.

 


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