Live apresentará os resultados da avaliação da alfabetização dos 16 municípios amapaenses em 2019
A transmissão ao vivo, que será na quinta-feira, 25, às 16h, tem o objetivo de mostrar o desempenho dos estudantes do ensino fundamental.
O Governo do Estado realizará nesta quinta-feira, 25, às 16h, uma live de divulgação dos resultados de aprendizagem dos estudantes do 2º ano do ensino fundamental.
O evento reunirá gestores escolares, coordenadores pedagógicos e professores do 1º, 2º e 3º anos do ensino fundamental, com objetivo de apresentar os índices de desempenho dos estudantes da rede pública do Amapá e propor reflexões e estratégias com vistas ao aperfeiçoamento do processo de ensino e aprendizagem.
A avaliação, que contempla todos os estudantes matriculados no 2° ano do ensino fundamental, foi realizada através do Sistema Permanente da Educação Básica do Estado do Amapá – o Sispaeap 2019 – em dezembro de 2019. A transmissão será ao vivo no canal do YouTube da secretaria de Educação (Seed) e ocorretá em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF).
Nas avaliações, foram aplicadas provas de língua portuguesa e matemática aos estudantes das 467 escolas das redes públicas dos 16 municípios e da rede estadual do Amapá.
“É responsabilidade de todos que os nossos estudantes aprendam de verdade, e as equipes escolares precisam conhecer esses dados, analisá-los integralmente e conjuntamente, para intervir e atuar de forma pedagógica mais apropriada”, destacou a secretária de Educação do Estado, Goreth Sousa.
De acordo com a Coordenadora do Programa Criança Alfabetizada, Cláudia Silva, os resultados permitem localizar as principais dificuldades dos estudantes.
“Precisamos focar em intervenções eficazes, que garantam a aprendizagem efetiva dos estudantes. Profissionalizar a gestão escolar e garantir o desenvolvimento dos professores docentes. Mesmo em tempos de pandemia, estamos realizando ações formativas, evidenciando a importância dos processos pedagógicos, da rotina didática, das ações voltadas ao acompanhamento do ensino de nossos estudantes, porque, ao fim, é isso que nos levará a alcançar nossas metas”, reforçou.
A secretária municipal de educação de Macapá, Sandra Casimiro, comemorou a oportunidade de conseguir identificar o desenvolvimento dos estudantes.
“Adotar um sistema de avaliação estadual é de suma importância, porque, a partir de então, teremos um diagnóstico importante sobre o nível de desempenho dos nossos alunos sobre a educação ofertada nos municípios, no estado. Assim teremos uma base com resultados reais para planejar e intervir no processo educacional”, declarou Sandra.
Deixe seu comentário
Publicidade