Cidades

Mais de 700 agentes vão atuar na segurança do Círio de Nazaré

Organização prevê participação de aproximadamente 200 mil fiéis na procissão


A menos de duas semanas do Círio de Nazaré, o Governo do Amapá já desenhou o esquema de segurança para a maior manifestação católica no Estado. A organização do evento espera um público de aproximadamente 200 mil fiéis. Por isto, mais de 700 agentes de Segurança Pública, entre militares da Polícia e do Corpo de Bombeiros (CBM), Guarda Municipal e Conselho Tutelar, além profissionais de saúde dos serviços de urgência e emergências, estarão distribuídos pelo percurso do Círio, no dia 11 de outubro.

A PM vai disponibilizar 150 homens e mulheres para o policiamento a pé. No entorno do perímetro da procissão guarnições motorizadas, compostas por 30 agentes, trabalharão ostensivamente para evitar os furtos a veículos. Agentes do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) farão o controle do fluxo nos locais de interdição.

A polícia também está preparada para atender a outro tipo de ocorrência comum durante o Círio: crianças que se perdem dos pais. Três pontos para receber pessoas perdidas foram montados, um na praça do Santuário de Fátima, de onde parte a caminhada religiosa; na esquina da Rua Odilardo Silva com a avenida Presidente Vargas; e atrás do Teatro das Bacabeiras. Estes locais também funcionarão como postos de atendimento médico.

De acordo com o capitão Pedro David, os nomes das crianças que se separarem dos seus responsáveis serão anunciados no sistema de áudio da procissão. Até o final do evento, se os responsáveis não comparecerem, as crianças serão entregues ao Conselho Tutelar: “Apesar da grande concentração de pessoas, o Círio é um dos eventos mais tranquilos que a PM dá apoio. Além do efetivo que será empregado no evento, o serviço policial segue normalmente, com a escala de plantão”.

Círio Fluvial
O Corpo de Bombeiros atuará com 301 agentes se revezando durante a programação do Círio 2015. Destes, 40 foram destacados para o acompanhar o Círio Fluvial, que terá o trajeto invertido em relação aos anos anteriores nos quais os barcos saíam do município de Santana e navegavam até a capital, Macapá.

Por critério de segurança, a romaria pelo Amazonas sairá do Trapiche Eliezer Levy, em Macapá, e seguirá em direção ao Porto do Grego, na sexta-feira, 9 de outubro. Segundo o Corpo de Bombeiros, a previsão da Tábua de Maré mostra que a maresia será intensa neste dia e horário. Por isto, o sentido Macapá/Santana é o mais seguro, pois a rota será feita “a favor da maré”.

Segundo o capitão Fábio Silva, os bombeiros serão distribuídos nas embarcações cadastradas pela Capitania dos Portos junto à organização do evento e na balsa. A previsão da organização do evento é de saída para as 12h30 e chegada às 14h. Conforme o oficial, quatro lanchas, três do Corpo de Bombeiros e uma do Batalhão Ambiental da PM, darão apoio. Cada uma delas transportará, além de salva-vidas, um médico.

Outros 40 militares acompanharão a trasladação, caminhada que faz o trajeto inverso – com saída da Igreja de São José e chegada no Santuário de Fátima, na noite de sábado, 10. Já no dia da procissão, domingo, serão empregados 221 bombeiros, entre socorristas e médicos.

Segundo o capitão Silva, as ocorrências mais frequentes são os desmaios, causados pela insolação. Por esta razão, o CBM preparou um banner com dicas para os fiéis acompanharem o Círio de Nazaré com segurança: http://www.cbm.ap.gov.br/index.php/component/k2/item/112-bombeiro-193-informa.


Deixe seu comentário


Publicidade