Cidades

Mais de cem carteiras de identidade são emitidas no Bailique

Em três dias de ação, mais de 50 localidades do Bailique receberam atendimento do Siac com a emissão de mais de 100 cédulas de identidades e 120 carteiras do SUS. No local, a equipe está tirando fotos, xerox e recolhendo as digitais para dar entrada na documentação que será entregue à população no dia 20 de setembro.


Garantir cidadania e qualidade de vida a população do arquipélago do Bailique é o principal objetivo da ação ‘Rios de Cidadania’, promovida pelo 4ª Distrito Naval da Marinha, em parceria com o governo do Amapá. Além dos serviços da saúde, uma equipe do Sistema Integrado de Atendimento ao Cidadão (Siac) está realizando a emissão da 1ª e 2ª via da carteira de identidade e cartão do SUS.

Em três dias de ação, mais de 50 localidades do Bailique receberam atendimento do Siac com a emissão de mais de 100 cédulas de identidades e 120 carteiras do SUS. No local, a equipe está tirando fotos, xerox e recolhendo as digitais para dar entrada na documentação que será entregue à população no dia 20 de setembro. Até o dia 24 serão emitidas mais 500 carteiras de identidade.
Ainda com a caligrafia um pouco turva, Ofíla do Socorro Maciel, de apenas 7 anos, moradora da Vila Progresso, teve a oportunidade de tirar sua primeira carteira de identidade. “A minha mãe quando soube da vinda do navio disse que, como eu já sabia lê e escrever, ela ia aproveitar a oportunidade para tirar a minha primeira identidade”, contou.

A lavadeira Raimunda Dávila, 47 anos, moradora da Vila Maranata, que fica há 45 minutos da Vila Progresso, procurou o atendimento para a emissão da carteira do SUS. “Hoje eu já consultei, participei da palestra sobre a pressão alta e agora eu vim tirar o meu cartão do SUS para eu poder ter acesso às outras consultas e exames que vou ter que fazer futuramente”, disse.

A técnica do Siac, Suany Guimarães, destacou o compromisso do governo, juntamente com a Marinha, em oferecer serviços básicos a uma demanda reprimida e carente desse serviço. “Essa é a principal vertente do trabalho da Marinha e parceiros, garantir a cidadania dessas pessoas mais necessitadas, que não têm condições de descolamento até a capital por conta da logística e financeira. Então, o nosso trabalho é facilitar o acesso da população aos serviços”, completou Suany.

A ação Rios de Cidadania segue com os serviços no Navio Auxiliar Pará até a próxima quarta-feira, 24, garantindo à população de Bailique atendimentos na área médica, odontológica, emissão de documentos, orientações jurídicas, audiências, cursos e rodadas de palestras.


Deixe seu comentário


Publicidade