Cidades

Mais Médicos: Amapá ganha cinco novos profissionais a partir de abril

Estado vai receber outros nove médicos no primeiro edital de 2025 do programa. População amapaense conta hoje com 213 profissionais do programa em atividade


 

O Amapá receberá um reforço na atenção primária à saúde com a ampliação do programa Mais Médicos. A partir de abril, o estado contará com mais cinco profissionais formados no exterior, que estão concluindo o Módulo de Acolhimento e Avaliação (MAAv). Esses médicos serão distribuídos nos municípios de Laranjal do Jari e Oiapoque e no Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEIs) Amapá/Norte Párá, reforçando o atendimento de populações em áreas de maior vulnerabilidade.

 

Atualmente, o Amapá tem 234 vagas ativas no Mais Médicos, sendo 213 delas ocupadas e seis em processo de ocupação. Os profissionais atuam nos 16 municípios do estado e alcançam cerca de 552 mil habitantes.

 

Um dos indicadores do foco nas regiões onde há maior necessidade de atendimento é que 69 dos médicos no Amapá estão fixados em municípios considerados de muito alta vulnerabilidade e outros 13 estão em regiões de alta e média vulnerabilidade.

 

NOVO EDITAL – O estado também foi contemplado no primeiro edital de 2025 do Mais Médicos, anunciado em março pelo Ministério da Saúde. O edital prevê a contratação de 2.279 profissionais em todo o país, sendo nove destinados ao Amapá. Esses profissionais atuarão em equipes de Saúde da Família, garantindo atendimento de qualidade e encaminhamento adequado para especialistas quando necessário.

 

O resultado do edital está previsto para 8 de abril. No Amapá, quatro municípios receberão contratações imediatas e 12 entrarão em cadastro reserva.

 

Em todo o país, o número de profissionais do Mais Médicos atendendo à população dobrou. Atualmente são 26 mil em atividade, enquanto em 2022 esse número era de 13,1 mil. Mais de 66 milhões de pessoas são beneficiadas pela iniciativa.

 


Deixe seu comentário


Publicidade