Cidades

‘Mais Sorriso na Comunidade’ realiza 330 atendimentos odontológicos em ação no residencial Miracema

Os serviços gratuitos à população ocorreram de 15 a 21 de março, com a participação de 24 profissionais. Foram ofertados serviços de limpeza, raspagem, extração e restauração


 

A primeira edição de 2025 do “Mais Sorriso na Comunidade”, do Governo do Amapá, realizou 330 atendimentos em seis dias de ação voltada para a saúde bucal no Residencial Miracema, na Zona Norte de Macapá. A iniciativa integrou a programação em comemoração ao Mês da Mulher nos habitacionais.

 

Os serviços gratuitos à população ocorreram de 15 a 21 de março, com a participação de 24 profissionais. Foram ofertados serviços de limpeza, raspagem, extração e restauração. Os casos com mais complexidade, como tratamento de canal e confecção de prótese dentária, foram encaminhados ao Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) estadual.

 

 

Para os moradores, a ação representa uma conquista, e para os servidores envolvidos, a satisfação de fazer parte de um projeto que impacta diretamente a qualidade de vida da comunidade. Fabiane Caroline de Souza, mãe da Maria Caroline, de 9 anos, aproveitou a oportunidade para cuidar dos dentes da filha, que há cinco anos não ia ao dentista.

 

“Ela precisou extrair um dente. Fiquei muito nervosa, chorei junto com a minha filha, mas tá tudo bem agora. Encaminharam ela para um tratamento de canal, medicaram e agora já saio com os remédios daqui mesmo. É a primeira vez que participo de uma ação assim. Fiquei emocionada e grata, com o carinho que nos deram aqui”, avaliou a mãe.

 

 

Dedicação profissional

A pequena Maria Caroline foi atendida pela dentista Izabella Góes, que garantiu que sentirá saudades dos moradores do Miracema. Entusiasmada, a profissional ressaltou que ações como o “Mais Sorriso na Comunidade” são extremamente importantes e necessárias para as pessoas em vulnerabilidade e é, sobretudo, um momento gratificante como profissional.

 

“Os serviços que prestamos aqui são de atenção básica, praticamente, e os mais complexos, encaminhamos ao CEO. Fizemos um trabalho dedicado e importantíssimo, que é sensibilizar, principalmente os pais, quanto à necessidade de manter a saúde bucal do filho em dia. Participo das ações desde a primeira edição. Demos conta de atender todos que precisavam do serviço; foi um trabalho árduo, mas, dignificante demais para nós”, considera a dentista.

 

Esta foi a terceira edição do “Mais Sorriso na Comunidade” que, em 2024, passou pelos residenciais Vila dos Oliveira e São José. Para o coordenador de Saúde Bucal da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Daniel Moraes, a meta é chegar em todos os habitacionais da cidade ao longo do ano.

 

Daniel Moraes, coordenador de Saúde Bucal da Sesa

 

“Nenhuma gestão entregou mais residenciais do que a do governador Clécio Luís. Se o objetivo do Governo do Estado é melhorar a qualidade de vida da população, isso inclui oferecer acesso à tratamentos de saúde bucal. Queremos ir além, ampliar o Mais Sorriso na Comunidade com mais serviços públicos, integrando diversas secretarias”, destacou Moraes.

 

O Mais Sorriso na Comunidade integra ao projeto Mais Sorriso, um programa de governo, coordenado pela cirurgiã dentista e primeira-dama do Estado, Priscilla Flores, e consolidada como uma importante ferramenta de inclusão e cuidado, reforçando o compromisso do Governo do Amapá com o bem-estar e a saúde da população.

 

Priscilla Flores, cirurgiã dentista e coordenadora do projeto ″Mais Sorriso″ do Governo do Amapá

 

Mês da Mulher

Além dos atendimentos em saúde bucal, a ação nos residenciais levou ainda serviços de cidade e de saúde em geral, com consultas médicas e exames laboratoriais e atualização do cartão de vacina. A programação foi coordenada pela Secretaria de Estado da Habitação e além do Miracema, passou pelos residenciais Macapaba e Vila dos Oliveiras.

 

No Miracema, foram realizados em média, 250 atendimentos médicos durante a ação, nas especialidades de pediatria, gastroenterologista, dermatologista e clínico geral, totalizando um contingente de pelo menos 17 profissionais de saúde.

 


Deixe seu comentário


Publicidade