Cidades

Marinha do Brasil habilita 26 pescadores profissionais em Santana a atuar no mercado

Conduzido pela Capitania dos Portos do Amapá, capacitação culmina com a entrega de Certificados e Caderneta de Inscrição e Registro


 

Cleber Barbosa
Da Redação

 

A Capitania dos Portos do Amapá (CPAP) realizou, de 27 maio a 14 de junho, o Curso de Formação de Aquaviários, na categoria Pescador Profissional, formando 26 novos aquaviários no município de Santana (AP).

 

O curso é destinado ao preparo de profissionais para ingresso na Marinha Mercante como aquaviário do 3° grupo. Os concluintes estão qualificados para tripular ou conduzir embarcações de pesca inferiores a 10 toneladas de arqueação bruta, empregadas na navegação interior.

 

A capacitação foi realizada na Escola de Pesca do Estado do Amapá, onde foram ministradas aulas de atividade da pesca, condução e operação de embarcação de pesca, sistema de propulsão a motor diesel, conhecimentos elementares de primeiros socorros e técnicas de sobrevivência pessoal.

 

 

Tripulantes

Habilitar o aluno para as capacidades exigidas do Marinheiro Fluvial de Convés, nível 3 contidas nas Normas da Autoridade Marítima, a serem desempenhadas no apoio ao Serviço de Quarto de Navegação, em embarcações com arqueação bruta (AB) de até 750, empregadas na navegação interior, conforme limites estabelecidos nas Normas de Procedimentos das Capitanias dos Portos (NPCP) e Normas de Procedimentos das Capitanias Fluviais (NPCF).

 

Destina-se ao preparo de profissionais para ingresso na Marinha Mercante como Aquaviários do2º Grupo – Fluviários, Seção de Convés, com inscrição na categoria Marinheiro Fluvial de Convés (MFC), no nível de equivalência 3.

 

O curso é destinado a brasileiros de ambos os sexos, maiores de dezoito anos, concluintes do Ensino Fundamental, aprovados em processo seletivo, de acordo com diretrizes estabelecidas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), divulgadas anualmente no Programa do Ensino Profissional Marítimo para Aquaviários (PREPOM – Aquaviários).

 


Deixe seu comentário


Publicidade