Maternidade Mãe Luzia normaliza estoque de vacinas BCG e contr
Imunização de crianças recém nascidas
O Hospital da Mulher Mãe Luzia (HMML) normalizou o estoque das vacinas contra a tuberculose (BCG) e contra hepatite B, que protege o fígado contra doenças. Essas imunizações são imprescindíveis para crianças recém-nascidas e mães, principalmente, em grupos e riscos. Foram fornecidas 500 doses de cada vacina.
“Com essa reposição, o fornecimento destas e de outras vacinas estará garantido à população pelas próximas três semanas”, informou a diretora da unidade, Nirce Carvalho. Ela também explicou que a demora no repasse das doses é um problema nacional, que ocorre por falta de matéria prima.
Vacina BCG
A vacina injetável contra a tuberculose, conhecida pela sigla BCG, é elaborada a partir de uma bactéria viva de origem bovina, semelhante à que provoca doença nos humanos. Essa vacina não impede a infecção nem o desenvolvimento da doença, mas impede as formas graves.
A imunização contra tuberculose faz parte do calendário básico de vacinação da criança e deve ser feita a partir do nascimento, na própria maternidade, sempre no braço direito da criança.
Hepatite B
A vacina para hepatite B faz integra o calendário de vacinação nacional e é obrigatória. Há dois tipos de vacina contra hepatite B: a de primeira geração contém partículas virais obtidas do plasma de doadores do vírus, inativadas pelo formol; a de segunda geração é preparada por método de engenharia genética e obtida por tecnologia de recombinação do DNA (ácido desoxirribonucleico).
Deixe seu comentário
Publicidade