Cidades
MEC confirma nova etapa do Amapá Alfabetizado
O Ministro Interino da Educação, Luiz Cláudio Costa, confirmou ao senador Randolfe Rodrigues (REDE-AP) que o programa Amapá Alfabetizado, da prefeitura de Macapá, terá sua segunda etapa na capital com lançamento previsto para março e com a presença do Ministro titular da Educação, Aloizio Mercadante.
Na audiência, estava também a secretária municipal de Educação, Dalva Figueiredo, que mostrou ao ministro os dados positivos do programa “Temos mais de setecentos adultos alfabetizados na primeira etapa. É muito importante darmos continuidade ao programa”.
O Amapá tem hoje uma taxa de analfabetismo em torno de 6,0% “Precisamos manter o Amapá Alfabetizado, todo esforço é válido, mesmo em tempo de crise. Nossa meta é fazer é mudar a vida das pessoas e fazer o Estado ganhar o Selo Amapá Livre do Analfabetismo” disse Randolfe.
1ª fase do Programa – O “Amapá Alfabetizado” na primeira etapa foi desenvolvido em oito meses, com um projeto-piloto nas zonas Norte, Sul e na área rural de Macapá, atendendo mil alfabetizandos, divididos em 50 turmas de alfabetização de jovens, adultos e idosos, com a quantidade média de 20 pessoas não alfabetizadas por turma.
Método – O programa utiliza o método “Sim, eu posso”, que ensina a leitura e a escrita a partir do conhecido (os números) para ir ao desconhecido (as letras). O formato foi aplicado em cerca de 30 países e consiste em aulas audiovisuais, mediadas por um alfabetizador/educador. Nas aulas é explorada a associação entre letras e números. Os alfabetizadores irão ministrar aulas para alunos não alfabetizados, enquanto os coordenadores farão o acompanhamento didático e metodológico do professor.
Deixe seu comentário
Publicidade