Cidades

Médico mastologista alerta para riscos de homens desenvolverem câncer de mama

Dr. Emílio Pacheco, mastologista, atenta que, embora não sejam maioria, homens também podem sofrer com crescimento maligno das mamas


 

Douglas Lima
Editor

 

O mastologista Emílio Pacheco, em entrevista ao programa Ponto de Encontro (Diário FM 90,9), falou, entre outras coisas, da importância dos exames mamários de prevenção para as mulheres e atentou que, embora representem a minoria dos casos, homens também apresentam doenças nesta parte do corpo.

 

Abrindo sua fala, Emílio falou da importância da mulher realizar o autoexame dez dias após o fim do ciclo menstrual, e em caso de percepção de nódulos nas mamas durante o toque, deve procurar um mastologista para o diagnóstico sobre a situação. O especialista também falou que o profissional é capacitado para fazer a prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças nas mamas.

 

 

Já no grupo masculino, também afetado, embora em menores casos, por doenças mamárias, Emílio explicou que o crescimento da glândula mamária pode ocorrer por dois fatores principais, o primeiro pode ocorrer durante a puberdade em alguns meninos, e este não precisa de acompanhamento médico por ser transitório e de fim natural, enquanto o segundo pode ser causado pelo uso de drogas ilícitas e/ou em casos de atrofia testicular.

 

Emílio atentou, no entanto, que a prevenção deve ser feita durante todo o ano, e que os exames não têm a função de prevenir o câncer de mama, mas sim de diagnosticá-lo no início, quando a possibilidade de cura pode chegar a até 95%. “É um tratamento menos agressivo e mais barato”, informou o mastologista.

 

Encerrando sua fala e falando da prevenção do câncer de mama, Emílio falou que um estilo de vida mais saudável, com exercícios físicos, sono adequado, evitar o sobrepeso, alimentação de qualidade e a realização de exames rotineiros ajudam a prevenir vários tipos de câncer.

 


Deixe seu comentário


Publicidade