Miguel Nicolelis ministra palestra na Semana de Ciência e Tecnologia
Criador do primeiro exoesqueleto controlado pelo cérebro
Cerca de quatrocentas pessoas assistiram à palestra do neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis, criador do primeiro exoesqueleto controlado pelo cérebro humano e que permitiu que um paraplégico chutasse uma bola durante a Copa do Mundo de 2014. O evento marcou o quinto dia da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pela Universidade Federal do Amapá (Unifap), e ocorreu no Teatro das Bacabeiras, na capital amapaense.
Com o tema “A ciência como agente de transformação social”, Nicolelis apresentou seus estudos que pesquisam como extrair comandos motores produzidos pelo cérebro, a partir da decodificação dos sinais elétricos de um conjunto de neurônios, e transferir esses comandos para um artefato robótico – um braço ou uma perna mecânicos, por exemplo – para que, apenas pelo pensamento, uma pessoa consiga mover essa perna ou braço. E como a construção dessa interface homem-máquina pode beneficiar pessoas com paralisia corporal a recuperarem o movimento.
“A ciência não é para olhar para pequenas coisas e simplesmente esquecer que existem milhões de pessoas que dependem de nós, cientistas, para mudar as suas vidas, a vida do planeta. Quando eu me refiro à ciência como agente de transformação social, não me refiro a uma ciência apenas voltada para problemas mundanos: me refiro a usar todo o repertório intelectual, abstrato, intuitivo, matemático e criativo do ser humano para fazer alguém que não anda, andar”, afirmou Nicolelis.
De acordo com a pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, da Unifap, Helena Simões, a participação do neurocientista na Semana de Ciência e Tecnologia deve gerar frutos, firmando parcerias futuras: “Com essa aproximação, será possível promover a mobilidade entre pesquisadores ao programa de pós-graduação que ele preside nos Estados Unidos e a possibilidade do Nicolelis retornar a nossa universidade”.
Deixe seu comentário
Publicidade