Ministro da cultura cumpre agenda em Macapá e anuncia investim
Vinda do ministro foi articulada pelo prefeito Clécio Luís e o senador Randolfe Rodrigues
O som do Batuque e do Marabaixo do grupo Banzeiro Brilho de Fogo recepcionou, na manhã dessa quinta-feira, 25, o ministro da cultura, Juca Ferreira, e representantes de instituições vinculadas ao MinC. A visita faz parte da Caravana da Cultura, que busca fortalecer a participação social de gestores e produtores com as políticas públicas culturais desenvolvidas no país. A comitiva foi recebida no CEU das Artes pelo prefeito de Macapá, Clécio Luís, autoridades municipais e estaduais.
Acompanhado também do senador Randolfe Rodrigues (Psol), o ministro conheceu as instalações do complexo CEU das Artes e ficou satisfeito ao ver a total ocupação do espaço pela comunidade. “A praça tem alta frequência da população e está cumprindo um papel social e cultural importante por ficar em um bairro popular, o que aumenta ainda mais a responsabilidade. A cultura permite que cada brasileiro enfrente os desafios, ela deve ser o desenvolvimento central para a construção de uma nação forte”.
Juca Ferreira parabenizou a gestão pelas atividades desenvolvidas no complexo de esporte, lazer, cultura e arte, e disse que tem buscado popularizar o acesso à cultura, no sentido de universalizar, com investimentos que resultem no fortalecimento das linguagens e desenvolvimento econômico a partir do segmento.
O prefeito Clécio Luís disse que assumiu a cultura no CEU das Artes como um bem importante e um dos maiores legados sociais da capital Macapá. “É um equipamento social que só funciona porque foi apropriado pela comunidade e por aqueles que produzem cultura. A visita do ministro é para ouvir e informar sobre o sistema nacional de cultura, para fortalecer as políticas locais”.
O ministro Juca Ferreira e o prefeito Clécio Luís deram posse aos membros do Conselho Municipal de Proteção do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural e ao Grupo Gestor do CEU das Artes, que fortalecerá a sistematização da gestão e a interação dos órgãos governamentais e não governamentais com a comunidade, buscando atender as demandas da população, valorizando os artistas locais e incentivando a sociedade ao esporte e atividades culturais.
Para o senador Randolfe Rodrigues, incentivador do CEU das Artes, o projeto tem dado certo e logo será ampliado à zona sul de Macapá. “Cultura é a maior expressão de um povo, e com esta intensa agenda aqui, conversando com diferentes atores e produtores culturais, o Ministério da Cultura encontrará elementos que são essenciais para o segmento a nível nacional. Que esse conselho gestor aproxime e integre mais os órgãos e a comunidade”.
Ao final, o ministro da Cultura entregou à direção do CEU das Artes um kit da Programadora Brasil, com 200 filmes brasileiros, como forma de incentivo ao cinema nacional. Juca Ferreira e comitiva também receberam do prefeito Clécio Luís quadros do artista Wagner Ribeiro, como cordialidade e lembranças da cultura artística amapaense.
Após o evento, o prefeito Clécio e o ministro seguiram para o Palácio do Setentrião, onde dialogaram com o governador Waldez Góes e gestores do Fórum Estadual de Cultura.
Deixe seu comentário
Publicidade