Cidades

Monitores de esporte das escolas municipais participam de curso

‘Mais Educação no Esporte’ desenvolve atividades culturais e desportivas


Música, dança, teatro e aeróbica. A abertura do curso de extensão para monitores do Programa Mais Educação do campo Esporte da Escola não poderia ser diferente, pois ele desenvolve atividades em todas as linguagens culturais e desportivas. Na solenidade ocorrida no auditório da Ueap, os monitores das escolas municipais e estaduais conheceram os professores colaboradores do Ministério do Esporte que serão os responsáveis, até esta sexta-feira (18), em repassar a eles mais conhecimento.

Representando os monitores do Mais Educação, André Luan Furtado falou da vivência possibilitada pelo programa. “com o nosso trabalho, a gente tira crianças da ociosidade, das ruas e as apresenta a um meio que as oferece atividades físicas que podem mudar suas vidas”, compartilhou o monitor de judô da escola municipal Caetano Thomáz.

A pequena Natálya Castela, oito anos de idade e aluna da Escola Roraima, compôs a mesa solene e, em sua fala, tocou a todos. “Esporte é uma coisa muito boa, pra nossa saúde e pra nossa mente. A gente aprende a ganhar e a perder, aprende também a trabalhar em equipe, a respeitar as diferenças, e nossos monitores têm papel importante nisso”.

O Programa Mais Educação foi criado com a proposta de desenvolver múltiplas habilidades nos alunos, dando-lhes acesso às mais diversas modalidades do campo da cultura e do esporte. Em específico ao programa Esporte da Escola, de que trata o curso de extensão, serão abordadas as modalidades de lutas, capoeira, práticas de aventura, ensino nos esportes, teoria da ginástica, danças, atividades circenses, dentre outros.

O programa surgiu com a proposta inovadora de se pensar a educação de forma integral, onde todos possam ter voz – alunos e educadores. “É necessário repensar a Educação, trabalhá-la em outros moldes, com a aplicação interdisciplinar, fazendo com que a Matemática e demais disciplinas dialoguem com a vida e o esporte deixe de ser apenas para procurar talentos e passe a ser uma atividade para toda a vida, ultrapassando o espaço da escola e ajudando a formar cidadãos”, pronunciou o representante do Ministério do Esporte, João Alberto Chagas, que veio acompanhar a aplicação do curso de extensão.

A secretária de estado da Educação, Conceição Medeiros, reforçou a parceria necessária com os municípios: “O mais Educação é desenvolvido nas escolas com muita paixão, mas é necessário que trabalhemos em conjunto: estado, município e governo federal, e a gente vem conduzindo a educação em um trabalho em conjunto com os 16 municípios”.

A motivação e o comprometimento dos profissionais envolvidos: diretores, coordenadores ou monitores são fundamentais na aplicação do programa nas escolas. Esse foi um dos pontos ressaltados pela secretária municipal de educação, Dalva Figueiredo: “Tenho certeza de que os professores que vieram para conduzir este trabalho sabem a importância deste projeto, a importância de capacitar, de incentivar e de desenvolver em nossos jovens todos os valores que o esporte possibilita. Município, Estado e Governo Federal, nós precisamos dialogar mais e trabalhar juntos. Nossa tarefa é preparar, ajudar a formar homens e mulheres justos, conscientes e prontos para o mundo”.


Deixe seu comentário


Publicidade