Cidades

MP-AP investiga furtos de veículos e alerta para o golpe do ‘Chapolin’

 Alarmes são desativados à distância através de equipamento eletrônico


O Ministério Público do Amapá (MP-AP), por meio da Promotoria de Investigações Cíveis e Criminais (PICC), depois de denúncias, instaurou procedimentos para investigar furtos em automóveis que vêm ocorrendo sem nenhum arrombamento, no centro de Macapá. Trata-se do uso de um dispositivo conhecido como “chapolin”, que, acionado pelos criminosos a certa distância do veículo, bloqueia o alarme e suas funções, como o travamento de portas.

Segundo a promotora de justiça e coordenadora do Núcleo de Investigação da PICC, Andréa Guedes de Medeiros (foto), o “chapolin” é um controle remoto para eletroeletrônicos, vendido ilegalmente em sites estrangeiros e brasileiros. Os criminosos descobriram um “efeito colateral” desse aparelho: quando acionado, ele inibe e invalida o comando de outros controles, como os dos alarmes de veículos. Dessa forma, o dono acredita que o carro foi trancado, mas o ladrão conseguirá abri-lo facilmente.

O Ministério Público recomenda que as pessoas fiquem atentas ao som do bip, pois, quando o bloqueador é acionado, não é possível ouvir o barulho do travamento das portas, nem o acionamento do alarme.

“Nós estamos preocupados, temos conhecimento das denúncias há quase três meses, e posteriormente, demos início às investigações na tentativa de alertar e ajudar na segurança da população”, ressaltou a promotora.

Além do MP-AP, participam também das investigações o Centro integrado de Operação e Defesa Social (Ciods). Outra recomendação é para que as pessoas, mesmo acionando o bip do carro, retornem ao veículo verificando se realmente as travas do carro foram trancadas.


Deixe seu comentário


Publicidade