Cidades

Multidões lotam as UBS em busca da vacina contra a gripe H1N1

Doença já matou duas pessoas no Amapá. Vacinação prossegue só até as 17h



Começou nesta sexta-feira, 08, e vai até o dia 15 de maio em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) a campanha de vacinação contra a Influenza, gripe transmitida pelo vírus H1N1, que já causou duas mortes em Macapá, de uma criança recém-nascida e de um médico cubano que trabalhava no programa Médico da Família. A previsão é imunizar nessa primeira fase pouco mais de 86 mil pessoas.

Entrevistada pela manhã no programa LuizMeloEntrevista (DiárioFM 90.9), a coordenadora de vacinação da Prefeitura de Macapá, Jorsette Cantuária, explicou que somente estão sendo atendidos na primeira fase os grupos prioritários (bebês a partir dos seis meses e crianças menores de cinco anos de idade, idosos a partir dos 60 anos, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias), e pessoas com doenças crônicas, população privada de liberdade, trabalhadores do sistema prisional e os profissionais de saúde.

“É importante deixar bem claro que, além de imunizar a população contra a Gripe A H1N1, a campanha também protege a população contra outros dois tipos do vírus Influenza – A (H3N2) e B. Por isso, pedimos que o público-alvo procure uma unidade de saúde para fazer a imunização. A vacina é segura, não apresenta reações adversas, além de ser a forma mais eficaz para a prevenção da gripe”, ressaltou Jorsette Cantuária.
 
A coordenadora explicou, também, que as pessoas inseridas nesses grupos deverão se apresentar aos postos de vacinação munidos de documentos pessoais, que comprovem a idade, como também a prescrição médica, quando se tratar de pacientes crônicos: “Estamos fazendo essa exigência porque os últimos acontecimentos (duas mortes) estão causando um verdadeiro pânico na população, e as pessoas querem se vacinar de qualquer maneira; entretanto, quero tranquilizar a todos, porque a segunda fase, que beneficiará o restante da população, será deflagrada tão logo chegue o segundo lote de vacina, o que não vai demorar a acontecer”, justificou.

Deixe seu comentário


Publicidade