Município organiza fórum preparatório para as conferências mun
Evento acontece nesta quinta, 25, a partir das 9h no auditório do CEPA
Com o propósito de reunir e orientar as coordenadoras municipais de políticas para as mulheres, a Secretaria Extraordinária de Políticas para as Mulheres (SEPM) realiza nesta quinta, 25 o Fórum Preparatório para as Conferências Municipais de Mulheres, no Auditório do CEPA com início às 9h.
O evento segue um planejamento estabelecido pela Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres (SPM) que sugere a realização das Conferências Municipais até o mês de setembro. Diante desse cronograma, as representantes de cada município terão que apresentar uma sugestão de data e atentar para os temas que serão abordados durante as plenárias.
A convocação para o Fórum envolveu prefeitos, vereadores, deputados estaduais e federais, líderes indígenas, quilombolas e mulheres rurais, além de representantes de Promotorias de Justiça, Juizados e OAB.
“A nossa maior dificuldade foi localizar as coordenadoras de cada município. Algumas cidades sequer tinham pessoas nomeadas para o cargo. Mas nós entendemos que este é um trabalho minucioso, que inicia com a sensibilização das lideranças locais e continua mesmo após a capacitação dessas coordenadoras”, destacou a secretária da SEPM, Silvanda Duarte. Até o momento, apenas os municípios de Pedra Branca do Amapari, Itaubal, Serra do Navio e Pracúuba ainda não nomearam representantes para o evento.
O evento
Para dar início ao trabalho de formação desses grupos de mulheres, a SEPM convidou um grupo de pesquisadoras e especialistas na área de Direitos da Mulher. Mercedes Lima, mestra em Direito pela Universidade de São Paulo (USP) falará sobre o tema “Desigualdades de Gênero e Raça”.
Alzira Nogueira da Silva, mestra em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFCE) fará um apanhado da “Trajetória de Luta pela Construção de Políticas Públicas para as Mulheres”.
Para que as coordenadoras consigam desenvolver as conferências em seus municípios, o evento contará com a contribuição da pedagoga, assistente social e secretária do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Cedimap) Maria do Socorro Borges.
Deixe seu comentário
Publicidade