No Amapá, Caravana de Atendimento Rural beneficia 815 pessoas em fevereiro e março
As ações da Caravana de Atendimento Rural Integrada para famílias assentadas e moradores do meio rural no Amapá fizeram prestação de serviços a 815 pessoas nos meses de fevereiro e março de 2025

O objetivo principal da Caravana é facilitar o acesso dos produtores rurais à regularização fundiária, crédito e serviços essenciais, promovendo o desenvolvimento e a autonomia das famílias do campo.
A Caravana de Atendimento Rural Integrada no Amapá é uma ação conjunta do Incra, Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap), Amapá Terras, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária do Estado do Amapá (Diagro), Secretaria de Estado da Pesca e Aquicultura (Sepaq) e Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA), com apoio do Governo Federal, Governo do Estado do Amapá e prefeituras municipais.
A primeira ação no ano de 2025 da Caravana ocorreu no município de Tartarugalzinho, no período de 24 a 28 de fevereiro, quando produtores rurais receberam informações e acessaram serviços prestados pelo Incra e outras entidades / órgãos parceiros da atividade. Foram atendidas 583 pessoas na ação da Caravana em Tartarugalzinho – distante cerca 230 km da capital Macapá.
Já a segunda ação do ano no Amapá foi realizada no período de 17 a 21 de março de 2025, no município de Itaubal do Piririm – localizado a 112 km de Macapá -, beneficiando assentados e produtores rurais da região. E no município foram atendidas 232 pessoas. A iniciativa buscou facilitar o acesso dos agricultores a documentos e serviços essenciais, reduzindo custos e promovendo a inclusão social. O município de Itaubal do Piririm abriga quatro assentamentos, que juntos atendem cerca de 600 famílias.
Atendimentos
Em Itaubal do Piririm, entre os beneficiários atendidos, destaca-se dona Benedita Maciel Moraes, assentada do PA Itaubal (assentamento federal) e deficiente visual. Durante o atendimento, ela obteve dois documentos fundamentais: o Cadastro Ambiental Rural (CAR e o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) de sua unidade familiar.
Comovida, dona Benedita expressou sua gratidão aos servidores do Incra no Amapá, destacando as dificuldades que enfrenta para se deslocar até a capital do Estado, devido às suas limitações e ressaltando a importância da caravana para garantir seus direitos sem a necessidade de longas viagens.
O superintendente do Incra no Amapá, Gersuliano Pinto, reforçou a importância da caravana para a inclusão social e a regularização fundiária no Estado. “No ano passado, realizamos 37 dias de ações ao longo do ano. Nossa meta agora é dobrar esse número e alcançar ainda mais projetos de assentamentos, municípios e comunidades, levando políticas públicas a beneficiários como dona Benedita”, afirmou. Gersuliano também agradeceu aos servidores de todos os órgãos envolvidos, destacando o comprometimento e a dedicação de cada um para transformar a vida das famílias rurais.
Além dos parceiros comuns, a caravana em Itaubal do Piririm contou ainda com a participação da Prefeitura, Câmara de Vereadores do município e Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo.
Com essa iniciativa, a Caravana de Atendimento Rural Integrada reafirma seu compromisso de levar cidadania, desenvolvimento sustentável e políticas públicas aos assentados do Amapá, promovendo mais dignidade e oportunidades às famílias do campo.
Deixe seu comentário
Publicidade