Cidades

Novas regras deixam a cidade menos suja, dizem eleitores

Direito de ir e vir mais executado


O uso de propaganda em muros, placas, cartaz e som diminuíram sensivelmente na campanha e no dia as eleições municipais, ontem, 2. Isso causou efeito positivo na cidade, em termos de conservação.

Antes, as eleições poluíam a cidade, principalmente no dia do pleito, e notadamente em frente às seções eleitorais.

No dia de ontem, Macapá amanheceu limpa, sem considerar os seus habituais pontos críticos tomados poir mato, lama ou poeira e entulhos.

Antes das novas regras eleitorais, o excesso de propaganda política chegava a atrapalhar até mesmo o direito de ir e vir das pessoas.

Espaços privilegiados para propaganda eleitoral, os muros com nomes de candidatos são coisas do passado

As regras obrigaram os políticos a usarem novas estratégias de marketing e propaganda para mostrar para a população suas propostas, e a internet que se mostrou um campo imenso e inexplorado, agora tem servido de refúgio para quem pretende se eleger.

As mudanças nas regras das campanhas eleitorais vêm acontecendo desde 2009. A reforma eleitoral, por meio da lei 13.165, reduziu o tempo de campanha de 90 para 45 dias, aumentou as inserções nos horários reservados em meios de comunicação e trouxe uma cláusula de barreira ou desempenho, que é aquela que torna obrigatório que o candidato obtenha 10% do coeficiente geral.


Deixe seu comentário


Publicidade