Cidades

Núcleos de mediação de conflitos serão ampliados nas escolas estaduais

Técnicos do Tjap estiveram reunidos com a secretária de Estado da Educação, Goreth Sousa, para discutirem sobre a ampliação do programa e o cronograma de formação de instrutores multiplicadores.


O Núcleo de Mediação de Conflitos será ampliado nas escolas públicas estaduais. O programa, desenvolvido por meio de um Termo de Cooperação entre o governo do Amapá, Tribunal de Justiça (Tjap) e Defensoria Pública, além da Prefeitura de Macapá, será expandido para mais unidades escolares nos próximos meses.

Técnicos do Tjap estiveram reunidos com a secretária de Estado da Educação, Goreth Sousa, para discutirem sobre a ampliação do programa e o cronograma de formação de instrutores multiplicadores.

Atualmente, sete escolas estaduais já contam com o Núcleo de Mediação. São as seguintes: Azevedo Costa, Maria de Nazaré Pereira Vasconcelos, Josefa Jucileide Amoras Colares, Gonçalves Dias, São José (Iapen), Dom Pedro I (Mazagão) e Joaquim Nabuco.

Os núcleos possibilitam soluções de problemas, pacificando conflitos de convivência, propiciando espaço de escuta e colaboração e impedindo condutas autoritárias, discriminatórias e de violência. Nas unidades, ainda são trabalhados o fortalecimento do diálogo, vínculos, espirito participativo e democrático na comunidade.

Para que mais escolas recebam o serviço, terá início ainda em outubro os cursos de Formação de Instrutores e Multiplicadores de Mediação de Conflitos. A Defensoria Pública auxiliará as ações do Núcleo com orientação e assessoria jurídica, quando necessário.

Para a secretária de educação, o projeto faz parte da política de Estado e não apenas de governo. “A violência é um problema da Educação. Realizando passos pequenos e seguros, resgatamos entre os alunos e a comunidade, os papeis de cidadania e humanismo”, destacou.

Entre as metas do projeto, está a implantação de um Núcleo de Mediação, dentro do prédio da Seed. “O projeto terá 100% de compromisso da Educação do Estado. Quanto mais pessoas qualificarmos, mais vamos disseminar essa cultura”, disse.


Deixe seu comentário


Publicidade