Cidades

Órgãos públicos fazem força tarefa de combate ao Aedes Aegypti

Mosquito transmite quatro endemias, dengue, Febre Chikungunya, Zika e Febre Amarela urbana,


Cerca de 130 pessoas, entre servidores e voluntários da comunidade, participaram da ação de limpeza no Departamento de Trânsito do Estado do Amapá (Detran), na zona norte de Macapá, na tarde de sexta-feira, 22.

O mutirão cumpre o decreto assinado pelo governador Waldez Góes, que oficializa as sextas-feiras como dia de limpeza nos órgãos públicos. Essa é uma das ações do plano que une os poderes do Amapá para enfrentar o mosquito Aedes aegypti. Atualmente, o maior problema de saúde pública do Brasil, a infestação do mosquito preocupa pela transmissão de quatro endemias, dengue, Febre Chikungunya, Zika e Febre Amarela urbana, e provoca a ainda pouco conhecida microcefalia – doença que afeta o cérebro de bebês.

Os voluntários receberam luvas de borracha e sacolas plásticas e recolheram copos e garrafas plásticas e todos os objetos capazes de acumular água. Além disso, larvicidas foram aplicados nos veículos apreendidos.

As empresas responsáveis pela construção do novo prédio do Detran e reforma do muro também mobilizaram os funcionários para fazerem parte do mutirão.

Segundo Juliana Marques, servidora do Detran, a ação garante a segurança dela e dos colegas. “É no trabalho que eu passo a maior parte do meu dia, então, se eu não quiser ficar doente, tenho que preservar”, declarou.

Paralelo a essa ação, o diretor do Detran, Inácio Maciel, começou a transferência dos veículos, que hoje estão na sede, na Zona Norte, para o pátio de apreensão, no distrito do Coração. “Esse é um espaço que o Detran tem longe do perímetro urbano e lá vamos poder guardar esses veículos de uma maneira mais organizada, o que vai facilitar a higienização e minimizar o perigo à sociedade”, disse o diretor.

Inácio também informou que o combate aos focos do Aedes vai ser uma cultura permanente dentro da instituição, com mobilizações continuas dos servidores e comunidade.

A Fundação da Criança e do Adolescente (Fcria) também já iniciou ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, estabelecidas pelo Plano de Ações Integradas de Controle do Vetor do Aedes lançado pelo Governo do Estado. O principal objetivo é colocar em prática ações que impeçam a proliferação do mosquito. A Fcria recebeu a parceria do Instituto Brigada Florestal da Amazônia (IBFAM) e da Secretaria de Estado dos Transportes (Setrap) para realizar a limpeza e retirada de entulhos no espaço do Núcleo de Semiliberdade, localizado na avenida Cora de Carvalho, no Bairro Santa Rita.

Toda a área foi limpa e possíveis criadouros do Aedes foram eliminados. A presidente da Fcria, Albanize Colares, explica que o trabalho vai ser realizado em todas as unidades da Fundação. “O exemplo deve começar em casa e se cada um fizer a sua parte será possível reduzir a infestação do Aedes”, explicou.

Nos próximos oito meses, diversas ações serão ser colocadas em prática para impedir ciclos de reprodução do mosquito. Tribunal de Justiça, Tribunal de Conta do Estado, Assembleia Legislativa, Ministério Público, Exército e todas as dezesseis prefeituras do Amapá vão trabalhar integrados. Uma das metas é a visitação por agentes de endemias, Defesa Civil e o Exército em 100% dos domicílios do Amapá.


Deixe seu comentário


Publicidade