Cidades

Outubro Rosa: moradoras do Maruanum recebem exames preventivos em Macapá

Iniciativa oferece exames essenciais para a prevenção do câncer de mama e do colo do útero


 

Na quinta-feira (17), 25 mulheres do Distrito do Maruanum, localizado a quase 60 km da capital Macapá, estiveram no Centro de Especialidades Dr. Papaléo Paes para realizar exames primordiais na prevenção do câncer de mama e do colo do útero. A iniciativa faz parte das ações do Outubro Rosa, mês dedicado à saúde feminina.

 

O Distrito do Maruanum possui uma Unidade Básica de Saúde (UBS) que oferece atendimentos de atenção primária. Há três anos, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio do Departamento de Ciclos da Vida, com a coordenação de Saúde da Mulher e a coordenação de Saúde do Idoso, oferece transporte de ida e volta para que os moradores das comunidades possam realizar exames essenciais na capital, disponíveis na rede municipal de saúde.

 

Núbia Ataíde, moradora do Maruanum, foi uma das beneficiadas pela ação da Semsa. Aos 43 anos, foi a primeira vez que realizou os exames no Centro de Especialidades. “Para mim, é de suma importância ter esse acesso. Nem sempre podemos nos deslocar à cidade apenas para cuidar da saúde. Sou muito grata por essa oportunidade”, explica Núbia.

 

 

O grupo desta quinta-feira realizou exames de mamografia, responsável por identificar anomalias no tecido mamário, e o Papanicolau (PCCU), exame que pode detectar o câncer de colo uterino. Além dos exames relacionados à campanha do Outubro Rosa, as participantes também tiveram acesso a outros exames oferecidos sem necessidade de agendamento, como raio-X, teste rápido e tomografia, entre outros.

 

Alessandra Barros, de 42 anos, participou da ação pela segunda vez. A agricultora também mora no Distrito do Maruanum e relata que se sente especial pela atenção recebida. “Esses exames mais complexos ainda não estão disponíveis na nossa comunidade, mas ver que somos lembradas e cuidadas é bom demais”, relata Alessandra.

 

Larissa Moraes, diretora do Departamento de Ciclos da Vida, responsável pelas ações do Outubro Rosa no município, destacou a importância de descentralizar os serviços ofertados pela saúde municipal.

 

 

“O Centro de Especialidades recebe pessoas que não necessariamente são do município, mas que precisam dos serviços, gratuitos e acessíveis. Essa contrapartida da Semsa tem ajudado, anualmente, a garantir uma qualidade de vida maior para as mulheres que residem longe do nosso polo”, afirmou Larissa.

 


Deixe seu comentário


Publicidade