Cidades

Outubro Rosa: Prefeitura de Macapá inicia campanha e reforça autocuidado feminino

Ações incluem rodas de conversa para conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção, apoio no agendamento e realização de exames


 

O mês de outubro é anualmente dedicado à conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero. Com o objetivo de intensificar os cuidados com a saúde da mulher, a Prefeitura de Macapá promove ações e oferece uma série de serviços para o público feminino. Confira os detalhes:

 

Com a campanha “Mulher: seu corpo, sua vida”, lançada pelo Ministério da Saúde, a Prefeitura reforça durante o mês os serviços já disponíveis na rede municipal, como mamografia, coleta de PCCU, além de vacinas preventivas como a do HPV.

 

Mamografia no Centro de Especialidades Dr. Papaléo Paes

A mamografia é um exame que captura imagens do tecido mamário, permitindo a detecção de calcificações, nódulos e possíveis tumores, auxiliando no diagnóstico precoce do câncer de mama.

 

Disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

 

Coleta de PCCU

O exame Papanicolau (PCCU) identifica alterações nas células do colo do útero, permitindo a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de colo uterino.

 

O exame está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), no Centro de Especialidades Dr. Papaléo Paes e na Carreta da Mulher.

 

Vacinação contra o HPV

O Papilomavírus Humano, mais conhecido por sua sigla (HPV), é considerada como a Infeção Sexualmente Transmissível (IST) mais comum globalmente, segundo o Ministério da Saúde (MS). Está associado ao desenvolvimento da maioria dos casos de câncer do colo do útero. Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) disponibilizam a vacinação contra o HPV, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

 

Além dos serviços oferecidos, a gestão municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), promove diversas ações nas UBSs. As ações incluem rodas de conversa para conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção, apoio no agendamento e realização de exames, além de orientações sobre alimentação saudável como uma forma de cuidado preventivo.

 

Confira as ações nas UBSs:

  • 10/10 – Infraero 2 (8h às 12h)
  • 11/10 – Curiaú e Pacoval e Congós (8h às 12)
  • ⁠15/10 – Novo Horizonte (8h às 12h)
  • ⁠16/10 – Brasil Novo e Alvaro Correa e Br 210 (8h às 12h)
  • ⁠18/10 – Leozildo e Marcelo Cândia (8h às 12h)
  • ⁠23/10 – Rosa moita (8h às 12h)
  • ⁠25/10 – Infraero I e Macapaba (8h às 12h)
  • ⁠26/10 – Brasil Novo (14h às 17h)
  • ⁠30/10 – Papaléo e Pantanal (8h às 12h)
  • ⁠31/10 – CER (8h às 12h)

 


Deixe seu comentário


Publicidade