Cidades

Palestra trata sobre combate ao abuso e à exploração sexual

Dando prosseguimento à programação alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a Secretaria de Assistência Social e do Trabalho (Semast) promoveu mais um momento de esclarecimento nesta segunda-feira, 16.



Desta vez na Escola Estadual Padre Ângelo Biraghi. Além desta atividade, outras ações, como oficinas, atendimentos às famílias, estão sendo executadas nos seis Centros de Referência de Assistência Social (Cras) do município.
 
A subsecretária Mônica Colares expôs a diferença entre abuso e exploração sexual para as crianças e destacou a importância de contar aos pais, aos responsáveis ou professores, caso sejam vítimas de qualquer tipo de abuso. Segundo ela, as palestras nas escolas são fundamentais para a prevenção. “Se as crianças entenderem o que é o abuso e a exploração sexual já é um grande passo para a prevenção. Dessa forma, elas saberão denunciar contando para os pais ou a alguém de confiança”.
 
Um dos principais tipos de violência sexual é o abuso sexual, que é a utilização da criança ou adolescente para satisfazer seus desejos sexuais. Pode ocorrer com ou sem violência física, mas a violência psicológica está sempre presente, pois esse ato deixa grandes marcas psicológicas à vítima. Tipos de abusos sexuais: exploração sexual, pedofilia, assédio sexual e estupro.
 
A estudante Bruna Mendes, 9 anos, participou da palestra. “É necessário sempre haver esses esclarecimentos para que possamos nos defender desses atos de abusos e exploração”, enfatizou. Quarta-feira, 18, é o encerramento da Campanha Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Deixe seu comentário


Publicidade