Para estimular a vacinação, HCA dá início a Semana da Imunização
Ação sensibiliza usuários nas enfermarias e disponibiliza imunizantes para quem precisa se vacinar
Para estimular a vacinação e a atualização da caderneta de vacina, o Governo do Amapá deu início nesta segunda-feira 3, à Semana da Imunização do Hospital da Criança e Adolescente (HCA). A iniciativa busca estimular os pais e responsáveis pelas crianças internadas a fortalecer a saúde dos menores com a aplicação das vacinas.
A campanha que acontece até o próximo domingo, 9, data em que se comemora o Dia da Imunização, realiza a busca ativa dos pacientes e acompanhantes diretamente nas enfermarias. Durante a visita aos leitos, as técnicas da Sala de Vacinação do hospital analisam as cadernetas para verificar quem está com vacinas em atraso.
“Nossa campanha acontece por etapas, neste primeiro momento estamos realizando a ação de educação permanente em saúde, conversando com os pais, sensibilizando e falando da importância das vacinas para a saúde da população em geral. Em seguida, realizaremos a busca ativa dos pacientes e acompanhantes que possuem vacinas atrasadas e vamos fazer o convite para que se imunizem”, explicou a enfermeira e responsável técnica da Sala de Vacina, Francisca Aguiar.
Ada Naiara, é mãe da Sophia Vitória, de 8 anos. Ela foi internada com diagnóstico de dengue. Ada, recebeu parabéns da equipe por manter a caderneta da filha atualizada. Para ela, as vacinas são essenciais para proteger de doenças.
“Sempre fiz questão de deixar a caderneta em dia, porque sei da importância de garantir anticorpos e proteção para o crescimento saudável da Sophia”, enfatizou a mãe.
A iniciativa inclui os trabalhadores do hospital que enfrentam diariamente o risco de exposição a vírus respiratórios, englobando a influenza e Covid. A vacinação é uma medida que não apenas protege os servidores, mas fortalece a capacidade do sistema de saúde em lidar com as demandas crescentes, garantindo a continuidade dos serviços essenciais.
“A vacinação não só reflete o compromisso da Gestão com a segurança e bem-estar dos pacientes e dos trabalhadores, mas também reconhece a importância de se fazer um trabalho contínuo, devido as mudanças constantes nos vírus respiratórios, como o da influenza, por exemplo. As enfermidades apresentam variações anuais e são responsáveis por um grande número de internações no hospital”, explicou a diretora do HCA, Cleude Rodrigues.
Benefícios
Segundo a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), a vacinação é uma das medidas mais eficazes para prevenir doenças infecciosas e salvar vidas. Ao gerar imunidade contra vírus e bactérias, a vacina não apenas protege o indivíduo vacinado, mas também contribui para o controle e eliminação de doenças na comunidade.
Atualmente, o Calendário Nacional de Vacinação, contém 19 imunizantes de rotina, disponibilizados nos serviços de saúde e contemplam diferentes grupos populacionais, desde crianças a idosos, defendendo contra mais de 20 enfermidades.
A mais recente atualização, implementada neste ano pelo Ministério da Saúde, incluiu a aplicação de doses contra Covid-19 em crianças, com a primeira imunização aos seis meses, a segunda aos sete e a terceira, aos nove meses de idade.
Deixe seu comentário
Publicidade