Nem mesmo a longa distância percorrida de ônibus – do Jardim Felicidade na zona norte até o bairro do Buritizal, zona sul de Macapá – desanima a dona de casa Maria do Socorro Machado Pureza, de 50 anos. Desde o dia 6, ela viaja mais de uma hora para participar do curso de Porteiro e Vigia, na Central do Trabalhador Autônomo (CTA). A qualificação é gratuita e realizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), em parceria com a Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete).
“É cansativo, admito. Mas minha força de vontade supera tudo. Vou até o fim do curso e espero conseguir um emprego na área. É a primeira vez que participo de um curso do Senac e estou motivada”, afirmou a dona de casa.
O Programa Senac de Gratuidade (PSG) abriu 80 vagas para a comunidade nos cursos de Porteiro e Vigia, Agente de Limpeza e Conservação e Operador de Computador. A Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete) formalizou a parceria com o Senac para garantir a qualificação, que acontece de 6 de outubro a 3 de dezembro, no prédio da Central do Trabalhador Autônomo (CTA), bairro Buritizal. Somente o curso de Operador de Computador ocorre no Senac.
Há 20 anos desempregada, Rosilene Lima Góes ouviu pelo rádio o anúncio dos cursos gratuitos do Senac/Sete, por meio do Programa Senac de Gratuidade (PSG), e correu para se inscrever. A opção pelo curso de Porteiro e Vigia é uma maneira de ampliar os conhecimentos e almejar uma vaga no concorrido mercado de trabalho.
“É gratificante para nós podermos fazer um curso gratuito. Agradeço ao governo do Estado e ao Senac pela oportunidade. Não vou desperdiçar nenhum momento do treinamento”, admitiu.
Parceria com a Seed
Em outra frente de atuação, a Sete buscou apoio da Secretaria de Estado da Educação (Seed) para assegurar a qualificação gratuita ao trabalhador da zona norte e área central de Macapá. Estão inscritos 90 alunos nos cursos de Auxiliar Administrativo, Francês Básico e Vendedor. A aula inaugural será no dia 19, às 17h30, na Escola Estadual Maria Neuza do Carmo, no bairro Jardim Felicidade II. São trinta alunos por turma. O treinamento é à noite com 160h de carga horária.
Deixe seu comentário
Publicidade