Parque Residência: ambientes serão modernizados mantendo a identidade original da casa governamental
Serviços atenderão as partes interna e externa da Residência Oficial do Governo do Estado. Todo o trabalho deve ser concluído em um ano
O governador do Estado, Clécio Luís, anunciou o início das obras do “Parque Residência”, na quarta-feira, 14, que requalifica e dá nova função social à antiga Residência Oficial do Governo do Amapá, no Centro de Macapá. A partir dos trabalhos, o local ganhará aspectos arquitetônicos modernos, mantendo as características originais.
Os serviços atenderão as partes externa e interna, assim como o paisagismo ao redor da residência, considerada um símbolo amapaense, que agora será um espaço de visitações aberta ao público, mas que ainda terá uma área destinada para a recepção de autoridades em visitas oficiais ao estado. A iniciativa é prevista no Plano de Governo da gestão para promover a preservação e a modernização do patrimônio público.
“No setor interno haverá todo um trabalho de restauração nas partes que possam ser aproveitadas, como o piso em madeira e as esquadrias, que são praticamente originais da primeira construção. Agora, em outros ambientes, teremos que reestruturar tudo em função de ser antigo e apresentar um desgaste natural”, explicou a coordenadora de projetos da empresa responsável pela obra, Anne Miranda.
As ações internas apresentam um maior serviço em função de ser necessário a retirada das características de residência e transformá-las em ambientes de visitações, exposições e museológica.
“Teremos que realizar um trabalho minucioso para evidenciar a importância do local, mas inserirmos em sua estrutura iluminações modernas, sistema de ar, novas instalações elétricas e hidráulicas, além de praticamente um novo forro, já que o atual está praticamente todo comprometido. É algo desafiador, mas que ficará muito agradável para todos os visitantes”, ressaltou Anne.
A Residência Oficial, construída em 1945 pelo então governador Janary Gentil Nunes, estava fechada há aproximadamente 10 anos e será transformada em uma área democrática com vários ambientes de contemplação, restaurantes, galerias, cafeteiras, playground para crianças e muitas oportunidades para empreendedores. Todo o trabalho deverá ser concluído em um ano.
Desenvolvimento turístico
A obra de reconstrução e requalificação da Residência Oficial do Governo do Amapá, que faz parte da orla do rio Amazonas, em Macapá, integra o planejamento de desenvolvimento turístico aliado ao empreendedorismo, iniciado pela gestão em 2023, com entregas como o novo Trapiche do Santa Inês e do Deck do Curiaú.
Deixe seu comentário
Publicidade